O Conceito e as Vantagens da Coleta Seletiva
Por Lucas Custódio Jorge | 16/12/2010 | AmbientalO Conceito e as Vantagens da Coleta Seletiva
Lucas custódio Jorge: Faal
? Resumo
No cotidiano de nossas cidades, são produzidas milhares de toneladas de lixo. Há muito tempo este resíduo é um dos grandes problemas que o poder público e a sociedade tem enfrentado.
A solução mais viável é separação dos materiais recicláveis para reaproveitamento, transformando o problema do lixo em solução econômica e social.
O presente artigo foi desenvolvido através de pesquisas em livros didáticos e sites relacionados ao tema.
Entre as vantagens de se utilizar o sistema de coleta seletiva pode-se citar os benefícios proporcionados por esse programa, que tem a finalidade de reduzir a disposição inadequada dos resíduos, separando de forma correta e destinado como determina as normas ambientais, protegendo o meio ambiente, melhorando a qualidade de vida, contribuindo com a minimização do uso da matéria-prima, diminuindo os custos de produção, proporcionando um ambiente saudável e sustentável para se viver, garantindo e possibilitando o bem estar das futuras gerações que viram.
Após a realização de pesquisas sobre o programa de coleta seletiva e a comprovação de bons resultados fica concluído que é viável o programa de coleta seletiva.
? Palavra-chave: Conceito e vantagens da coleta seletiva.
? Abstract
In the daily life of our cities, are produced thousands of tons of garbage. Long ago this residue is one of the major problems that the public authorities and the society has faced.
The most viable solution is separation of recyclable materials for reuse, transforming the problem of garbage into social and economical solution.
This article was developed through research in textbooks and related sites. Among the advantages of using the selective waste collection system can quote the benefits provided under this program, which has the purpose to reduce the improper disposal of waste, separating correctly and intended as determines the environmental standards, protecting the environment, improving the quality of life, contributing with minimising the use of raw materials, reducing production costs, providing a healthy and sustainable environment for living, ensuring and enabling the well-being of future generations who saw.
After conducting research on the selective waste collection program and proof of good results is complete which is feasible the selective waste collection program.
? Keyword: concept and benefits of selective collection.
? Introdução
Nos últimos tempos o mundo tem se confrontado com um problema preocupante, que afeta a qualidade de vida das pessoas, principalmente nos centros urbanos. È muito frequente a má destinação do lixo que produzimos, cada ser humano produz em média 1 kg de lixo por dia, olhando de uma forma não tão crítica seria uma quantidade considerada baixa, mais depois de uma somatória de toda uma população perceberá que é uma quantidade excessiva de material descartado, mais a sociedade está sensibilizando e se conscientizando, procurando alternativas para o problema.
Segundo a (TETRA PAK, 2008) uma das práticas mais utilizadas é a reciclagem, apresentando ótimos resultados, demonstrando que os materiais descartados podem ser transformados em diversos objetos a base de vidro, metal, plástico e papel.
Para isso é necessário um processo adequado de descarte, seleção e destinação. O mais recomendado é a coleta seletiva, esse programa traz diversas vantagens ambientais, econômicas e sociais. Algumas delas seria o aumento da vida útil dos aterros sanitários, redução dos problemas ambientais causados pelo descarte inadequado do lixo e a diminuição na extração dos recursos naturais, como petróleo, bauxita e água. O programa de coleta seletiva serve para organizar de forma diferenciada os resíduos sólidos que podem ser destinados e reciclados corretamente.
Para que isso aconteça deve se trabalhar a sensibilização e conscientização de toda a população, ter a iniciativa de buscar soluções adequadas e incentivar a todos a colaborar para esta questão social, minimizando o problema, pois estará preservando o meio ambiente, garantindo e possibilitando uma melhor qualidade de vida para si mesmo e para as futuras gerações que viram.
No cotidiano de nossas cidades, são produzidas milhares de toneladas de lixo. Há muito tempo este resíduo é um dos grandes problemas que o poder público e a sociedade tem enfrentado, buscando soluções que nem sempre atendem as necessidades. A solução mais viável é separação dos materiais recicláveis para reaproveitamento, transformando o problema do lixo em solução econômica e social. Para que isso aconteça é preciso que todos participem colaborando com o programa de coleta seletiva.
Segundo o site www.nutureba.com.br, alguns benefícios proporcionados pela coleta seletiva é a menor redução das florestas naturais, diminuição da poluição do solo, da água e do ar, economia de energia e água, prolonga a vida útil dos aterros sanitários, diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias, melhorando a limpeza e higiene das cidades, criando oportunidade de fortalecer cooperativas, gerando empregos e renda pela comercialização dos recicláveis e dando dignidade a muitas pessoas que sobrevivem da reciclagem.
A coleta seletiva para reciclagem é uma ação para se preservar o ambiente, mas para que dê resultado é preciso que toda sociedade colabore e participe da construção de uma mudança de mentalidade e consequentemente de hábitos em relação à problemática do lixo. Tal conscientização não se dará de um dia para outro, mas através de um trabalho constante de educação ambiental que garanta o envolvimento e a participação de todos. (TETRA PAK, 2008)
A educação ambiental sozinha não é suficiente para resolver os problemas ambientais, mais é condição indispensável para tanto. A grande importância da educação ambiental é contribuir para a formação de cidadãos, conscientes de seu papel na preservação do meio ambiente e aptos para tomar decisões sobre questões necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. O papel do poder público é fundamental para que tais ações se concretizem. No caso do tratamento do lixo, as leis, regulamentos e procedimentos são definidos pela União, estados e municípios. O município é responsável pela coleta, transporte, tratamento e disposição do lixo, ao estado cabe a fiscalização ambiental e a União define as normas gerais. (TETRA PAK, 2008)
A educação ambiental está garantida pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. O artigo 225 diz que cabe ao Poder Público, promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação.
Segundo o programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) uma sociedade sustentável deve estar em harmonia com os seguintes princípios:
? Respeitar e cuidar da comunidade dos seres vivos;
? Melhorar a qualidade da vida humana;
? Conservar a vitalidade e a diversidade do planeta;
? Minimizar o esgotamento de recursos não renováveis;
? Permanecer nos limites da capacidade de suporte do planeta terra;
? Modificar atitudes e práticas pessoais;
? Permitir que as comunidades cuidem de seu próprio ambiente;
? Gerar uma estrutura para a integração de desenvolvimento e conservação;
? Construir uma aliança global.
O objetivo do artigo é esclarecer a todos os conceitos e as vantagens da coleta seletiva incentivando a melhoria contínua do programa de coleta.
Materiais e Métodos
O presente artigo foi desenvolvido através de pesquisas em livros didáticos relacionados ao meio ambiente, poluição, reutilização, reciclagem, educação ambiental e disposição adequada de resíduos, alem de pesquisas em internet, em sites com assuntos proveniente ao tema.
Resultados e Discussões
Entre as vantagens de se utilizar o sistema de coleta seletiva pode-se citar os benefícios proporcionados por esse programa, que tem a finalidade de reduzir a disposição inadequada dos resíduos, separando de forma correta e destinado como determina as normas ambientais, protegendo o meio ambiente, melhorando a qualidade de vida, contribuindo com a minimização do uso da matéria-prima, diminuindo os custos de produção, proporcionando um ambiente saudável e sustentável para se viver, garantindo e possibilitando o bem estar das futuras gerações que viram.
Existem algumas formas de coletas de materiais recicláveis. O primeiro exemplo é o sistema de porta a porta onde os caminhões do serviço de limpeza passam recolhendo os materiais separados, como na coleta de lixo comum, mas em dias específicos. O segundo exemplo é através da entrega voluntária em postos de coleta em diferentes pontos das cidades, como escolas, praças, supermercados, entre outros, onde a população deposita nos coletores disponíveis.
Hoje existem também empresas que retiram os materiais selecionados e encaminham as usinas de reciclagens mediante contratos ou solicitações.
Este método é mais adequado às empresas onde o volume de material é maior. A coleta seletiva tanto pode ser realizada por uma pessoa sozinha, que esteja preocupada com o montante de lixo que está gerando, quanto por um grupo de pessoas, como empresas, condomínios, escolas, entre outros. Lembrando sempre, organizar um programa de coleta seletiva não é tão difícil, mas exige um planejamento cuidadoso. Disponível em http://www.maisprojetos.com.br
Os principais materiais recicláveis são papéis, plásticos, vidro e metal. Todos deveram ser separados e colocados em coletores ou sacos plásticos de preferência na cor padrão de cada material conforme resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
Alem das cores mostradas pela figura acima, existe o padrão de cores para outros tipos de resíduos. Por exemplo: O verde é para vidro, amarelo é para metal, vermelho é para plástico, azul é para papel, preto para madeira, laranja para resíduos perigosos, branco para resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde, roxo para resíduos radioativos, marrom para resíduos orgânicos e cinza para resíduos geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.
Não se sabe qual o critério usado na criação dos padrões, mas a diferenciação por cores é um eficiente sistema para a coleta seletiva voluntária em todo o mundo. Vários países já reconhecem esse padrão como um parâmetro oficial a ser seguido por qualquer modelo de gestão de programas de coleta seletiva. Disponível em: http://www.setorreciclagem.com.br
Conclusão
Após a realização de pesquisas sobre o programa de coleta seletiva e a comprovação de bons resultados fica concluído que é viável estabelecer o programa de coleta seletiva.
Bibliografia
Pak, T. Perguntas e respostas sobre coleta seletiva, São Paulo: Tetra Pak, 2008.
Disponível em http://www.maisprojetos.com.br/pdf/coleta_seletiva.pdf:. Acesso em: 11, abril, 2010.
Mano, Eloísa Biasotto. Meio ambiente, poluição e reciclagem/ Eloísa Biasotto Mano, Ellen B. A. V. Pacheco, Claudia M. C. Bonelli, 2, ed. São Paulo: Blucher, 2010.
Meio Ambiente, Disponível em http://www.setoreciclagem.com.br, Acessado em 03, Dezembro, 2010.
Coleta Seletiva e Seus Benefícios, Disponível em http://www.emharmoniacomomeioambiente_spaceblog_com_br.mht, Acessado em 06, Dezembro, 2010.
Coleta Seletiva, Disponível em http://www.nutureba.com.br, Acessado em 03, Dezembro, 2010.