O Conceito De Deus No Islamismo: Allah

Por Robson Stigar | 24/04/2008 | Religião

 

O CONCEITO DE DEUS NO ISLAMISMO: ALLAH

Robson Stigar

O Islã crê que Allah é o único Deus, todo poderoso, o misericordioso, Allah é soberano a tudo e a todos. A palavra islã significa submeter à lei e à vontade de Allah. Islã significa submissão absoluta do ser diante de Deus. Os seguidores de Allah são chamados de muçulmanos, que significa aquele que se submete a Deus, que se entrega a Deus. Muhammad é o seu profeta, no ocidente é chamado de Muhammad .

Segundo Schlesinger, ALÁ é uma palavra formada pelo AL e IDÁ (divindade). Nome Dado a Deus pelos mulçumanos, e que eles empregam como exclamação "Meu Deus". Allah é o criador da natureza, o ser que existe por si próprio e ao qual ninguém pode ser comparado. Allah é o criador de todas as coisas, o juiz supremo, assim consta no Corão.

O Corão é a palavra (revelação) de Allah expressa através de Muhammad. O Corão fala de Allah como o criador, o rei da vida e da morte, clemente, o Deus justo que retribui segundo o bem ou o mal praticado pelas suas criaturas. Deus único e uno em si mesmo, onipotente e misericordioso, a verdade, a luz do céu e da terra. Alá é um nome Árabe para Deus único, criador de todas as coisas, o arbítrio e o juiz supremo. É o mesmo Deus de judeus e cristãos.

Segundo Douglas Flor, a palavra ALÁ é formado pela união do artigo definido AL (que significa o) com ALAH (Deus), portanto ALÁ significa "o Deus", não um Deus, porque existe apenas um Deus. Allah criou o mundo e.depois os seres humanos. A morte é uma passagem para uma próxima etapa (paraíso ou inferno)que sera atribuído ao ser humano no dia do juízo final, quando Allah virá julgar todos os povos de acordo com as ações em vida.

Segundo Hans Kung, a Fé em Allah é o primeiro dever do muçulmano e o fundamento da comunidade islâmica, Allah é o conteúdo único de sua oração litúrgica. O Alcorão é tido como a palavra de Deus, portanto é considerado vivo e sagrado. Todos os conteúdos da fé e da doutrina islâmica encontram-se no Alcorão. A Salat é a oração ritual, pronunciam as palavras ALLAH AKBAR que significa Deus é o maior.

Segundo Jacques Jomier, Allāh a palavra é a junção do artigo "al" com "ilah" (que significa deus, divindade). O Deus - é a designação do Deus único do Islão no idioma árabe. Louvado seja Allah, o Senhor dos Mundos. Allah abençoou o profeta Muhammad e toda a sua família.Deus é chamado de Allah, é uno e não há ninguém que lhe seja igual.Deus (Allah) é absolutamente soberano. Allah não tem nenhuma obrigação moral, pois isto limitaria seu poder e soberania. Tudo o que acontece é porque Deus (Allah) assim quis. Deus (Allah) decreta o destino de cada ser humano.

Segundo Huston Smith, Allah é apresentado não como um Deus único, mas como um Deus Impressionante, criador, supremo provedor e determinador do destino humano. Allah era capaz de inspirar autentico sentimentos religiosos e devoção genuína. O próprio Muhammad acreditava que Allah tornava-se cada vez mais evidente e tocante em sua vida, acreditava que Allah era o Deus Uno e Único e sem rival. A palavra allah significa, em árabe, deus. Para os muçulmanos, Allah é Deus, Allahé o criador de tudo e de todos. Os muçulmanos acreditam que Allah precisou enviar Muhammad, para retificar a mensagem e trazer a verdadeira sabedoria de Deus para a terra.

Segundo Emma Brunner, o profeta Muhammad afirmava que Allah concede ao ser humano o livre arbítrio tanto pra fazer o bem como o mal. Os muçulmanos crêem que Allah deu uma série de revelações para Muhammad reveladas pelo anjo Gabriel que constam no Corão. Do contrario que se pensa Allah esta próximo do ser humano e nunca esta indiferente as nossas ações. Suas ordens expressas no Corão são imperativas, recitações. Não há outro deus a não ser Deus Allah. Allah é onipotente, age segundo seu beneplácito, é eterno e principalmente transcendente.

Segundo Benoit Marchon, Muhammad é o último e mais perfeito dos mensageiros de Deus, entre os quais se contam Adão, Abraão, Moisés e Jesus. Segundo os muçulmanos, o Corão contém a mensagem de Deus a humanidade através de Muhammad, as quais lhe foram reveladas entre os anos 610 a 632. Muhammad era tido como AL AMIN, que significa digno de confiança. Se dedicou aos fundamentos da fé: a unidade de Deus, a ressurreição, o dia do julgamento, a adoração, a purificação da alma. Os fundamentos do islã são: o monoteísmo, a profecia, a ressurreição, juízo final e o Imamato.

Há cinco obrigações que os muçulmanos devem cumprir: crer em Alá e em seu profeta Maomé; orar cinco vezes por dia, com o rosto voltado na direção de Meca, a cidade santa; dar a esmola de lei (zakat); observar o jejum do nascer ao pôr do sol durante um mês (ramadã); fazer peregrinação a Meca, pelo menos uma vez na vida (hadj).

O Islamismo é a religião onde o ser humano deve ser totalmente devoto a Deus, devoto as suas leis, pois acreditam que Allah é fiel, o mesmo que Amin. Em sua religião há paraíso e inferno, juízo final e ressurreição dos mortos, anjos e demônios. Porem não deve haver fanatismo, o fanatismo não esta escrito na lei do islã, no próprio Corão é lembrado que não se converte ninguém pela coação.

Bibliografia

Brunner, Emma, Os fundadores das grandes religiões, Petrópolis, Vozes, 1999.

Flor, Douglas, Cultura Religiosa, Curitiba, Iesde, 2006.

Jomier, Jacques: Islamismo. História e Doutrina, Petrópolis Vozes 1993.

Küng, Hans, Religiões do Mundo. Em Busca de Pontos Comuns, Campinas: Verus, 2004.

Marchon, Benoit. As grandes religiões do mundo. São Paulo; Paulinas, 1995.

Schlesinger, Hugo, Dicionário Eciclopédico das Religiões. Petrópolis: Vozes, 1995

Smith, Huston, As religiões do Mundo. São Paulo, Cultrix, 1999.