O Caos do TCC

Por Bruna M Lopes | 13/05/2010 | Adm

Muitos que lêem o presente texto já passaram ou passarão em breve por esta situação: final de um curso, técnico ou acadêmico, o prazo para a entrega e apresentação do TCC se esgotando e o desespero tomando conta do grupo durante o acerto dos chamados "detalhes finais". Os indivíduos não comem, dormem cerca de duas horas por noite e não lembram a última vez que leram algum texto não relacionado ao objeto de pesquisa de seu trabalho. Sem contar os desentendimentos entre eles causados por este ambiente.

Mas será a angústia a única forma de passar por esta etapa? Primeiramente, o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) não deve ser encarado como uma barreira entre você e o diploma. Ele pode, e deve, ser a sua chance de desenvolvimento aprofundado em determinada área. E conhecimento, hoje, é produto do capital humano. Vale ouro! E se o seu trabalho desenvolver-se a tal ponto de se tornar um livro? Ou se trouxer à baila uma novidade da qual, por enquanto, só você detém o conhecimento? Tudo isto se chama oportunidade, e cabe a cada um percebê-la e utilizá-la a seu favor.

Por outro lado, o TCC nada mais é do que um projeto. E, como tal, vale a regra do planejamento: nada que seja cuidadosamente planejado é executado com atropelos. Parece lugar-comum mencionar que o trabalho não deve ser pensado na última hora, mas é assim que muitos grupos de formandos acabam conduzindo esta importante atividade. Mas o que seria o planejamento? Em primeiro lugar, procurar ter em mente, o mais cedo possível, o tema do trabalho, ainda que de forma ampla. Leia sobre o assunto, procure consultar opiniões de profissionais da área. Isto ajuda a afunilar o tema e chegar a um único objeto de pesquisa. Informe-se sobre a dinâmica do TCC em si, ou seja, formato do trabalho, processo de orientação e entrega do mesmo, estrutura, etc., para ter em mente de que se trata de um trabalho diferenciado, evitando surpresas.

Na operacionalização do trabalho, vale muito a contratação de serviços externos de tradução, editoração e formatação do trabalho escrito. Lembre-se que você deve focar suas energias no objeto de pesquisa. Estes serviços podem ser dispendiosos financeiramente, mas evitam transtornos e garantem a qualidade do seu trabalho.

Finalmente, planeje também a apresentação do trabalho. Aqui, vale consultar aquele colega "expert" em Powerpoint para dar uma força com os slides. Mas na hora "H", você deve estar pronto e mostrar-se ciente e confiante. Ensaie bem sua apresentação (isso envolve espelho, irmão mais novo, mãe...) e procure antecipar possíveis questionamentos que a banca pode vir a fazer. Lembre-se: você e seu grupo escreveram este trabalho, estando então totalmente aptos a falar e responder a qualquer pergunta sobre o mesmo. É um assunto de seu domínio, por isso não tema os questionamentos. Responda-os lembrando dos quatro "C" ? Calma, Clareza, Confiança e Cordialidade.

Aproveite esta experiência, desfrute dos benefícios que ela poderá lhe proporcionar. E seu trabalho será um sucesso reconhecido!