O Caminho Da Auto-realização

Por Thiago Mucenecki | 06/01/2007 | Crescimento

A construção do caminho para a auto-realização é árduo, mas vale a pena mergulhar no universo de suas incertezas e frustrações provisórias. Pois ter um motivo para lutar é o que faz o ser humano querer viver e enfrentar os desafios dessa aprendizagem que é a vida.

O vestibular não seria um bom motivo para empunharmos nossas armas e enfrentar a batalha?

Passar no vestibular é uma ação que depende de o jovem aceitar que o universo adulto é digno de cobiça, que crescer vale a pena e que existe sentido no esforço de estudar tanto. Mas como desenvolver crenças positivas nos jovens, se estes crescem ouvindo diariamente que: o desemprego só aumenta, a prática do mensalão é comum nos governos, a vida está difícil...

A verdadeira crise está dentro do ser humano. Para dar sentido ao adolescer, os pais e professores deverão refletir junto com os jovens, a ética nas relações humanas, exercitando a criatividade e a visão crítica diante de fatos que possam gerar impactos negativos na conquista do universo adulto.

Estar comprometido com a qualidade de vida dos estudantes, salientando estímulos e exemplos de crescimento e positividade, seria o primeiro passo para a construção de um sentido para o processo vestibular, e para a auto-realização. Apesar das dificuldades relativas à preparação para o vestibular e da crise pessoal do adolescer, acompanhada de um mundo aparentemente caótico e paradoxal, seria importante pensarmos nas recompensas que poderíamos desfrutar, ao ultrapassarmos as barreiras da adversidade.

Por fim sobre a questão da adversidade, poderíamos degustar as palavras de Horácio como se estivéssemos degustando um bom vinho: A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas.