O atentado que poderia ter mudado a história

Por Alexsandro Rebello Bonatto | 19/02/2009 | Resumos

Operação Valquíria
(Valkyrie)
Drama
120 minutos
Direção: Bryan Singer
Roteiro: Christopher McQuarrie e Nathan Alexander
Elenco: Tom Cruise, Kenneth Branagh, Bill Nighy, Tom Wilkinson, Carice van Houten, Thomas Kretschmann

Em 20 de julho de 1944, o conde Claus Schenk Graf von Stauffenberg perpetrou um atentado contra Hitler, em nome do movimento de resistência, do qual faziam parte vários oficiais. Hitler saiu apenas levemente ferido da explosão de uma bomba em seu quartel-general na Prússia Oriental. A represália não se fez esperar: mais de quatro mil pessoas, membros e simpatizantes da resistência, foram executadas nos meses seguintes.

O conde Claus Schenk Graf von Stauffenberg foi um dos principais personagens da conspiração que culminou com o fracassado atentado contra Hitler em 20 de julho de 1944. Nascido na Suábia em 15 de novembro de 1907, Stauffenberg foi um patriota alemão conservador, que a princípio simpatizou com os aspectos nacionalistas e militaristas do regime nazista.

Mas desde cedo começou a questionar não só o genocídio contra judeus, poloneses, russos e outros grupos da população estigmatizados pelo regime de Hitler, como também a forma, na sua opinião "inadequada", do comando militar alemão. Mesmo assim, como muitos outros militares, preferiu no começo manter-se fiel ao regime.

Em março de 1942, Stauffenberg havia sido promovido a oficial do Estado Maior da 10ª Divisão de Tanques, com a incumbência de proteger as tropas do general Erwin Rommel, após o desembarque dos aliados no norte da África. Num ataque aéreo em 7 de abril de 1943, Stauffenberg perdeu um olho, a mão direita e dois dedos da mão esquerda.

Após recuperar-se dos ferimentos, aliou-se ao general Friedrich Olbricht, Alfred Mertz von Quinheim e Henning von Treskow na conspiração que passaram a chamar de Operação Valquíria. Oficialmente, a operação pretendia combater inquietações internas, mas na realidade preparava tudo para o período posterior ao planejado golpe de Estado.

Infelizmente por um acaso do destino o plano não foi bem sucedido e as consequencias nefastas da II Guerra todos conhecimos bem.

Esta incrível história real está retratada no novo filme "Operação Valquiria", tendo Tom Cruise interpretando von Stauffenberg.

Muito já se discutiu sobre o filme, desde polêmicas alemãs sobre a participação de Cruise como membro da seita da Cientologia até se sua interpretação foi bem sucedida ao retratar os conflitos internos que seu personagem teria vivido quando decidiu trair seu Fuher.

De fato, como obra "Operação Valquiria" deixa um pouco a desejar, em parte pela decisão do diretor Bryan Singer de realizar uma produção em estilo de documentário, focado apenas em fatos sem deixar margem para discussões. Dessa forma, o plano em si é apenas retratado na tela, enquanto as motivações ou temores de seus protagonistas não são sequer lembrados.

De qualquer forma, é um filme correto por se ater aos fatos históricos e trazer ao grande público um dos grandes momentos da II Guerra e tudo o que ele representa para uma Alemanha que até hoje tenta se recuperar das barbaridades nazistas.

Um filme honesto que cumpre o que promete.