O ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
Por Fernanda Mendonça da Costa | 28/01/2017 | AdmFernanda Mendonça da Costa [1]
Renata Silva Rodrigues [2]
Patrícia Francisca dos Santos Medeiros [3]
RESUMO
O assédio é caracterizado por toda conduta que cause constrangimentos físicos e psicológicos à pessoa, afetando o equilíbrio emocional e mental da vítima, tendo como consequência a dificuldade de se relacionar com o mundo e as demais pessoas ao seu redor. Com base nessas informações, este trabalho tem como foco o assédio moral no ambiente de trabalho, e tem como hipótese o fato de que, tal assédio pode provocar ao trabalhador, baixa autoestima, desmotivação, estresse, situações de conflitos, e conseqüentemente, o afastamento do trabalho. Sendo assim, tem-se como objetivo demonstrar o que é o assédio moral no ambiente de trabalho, descrever as formas, suas consequências, e as atitudes tomadas pelas empresas e profissionais, bem como o foco das pesquisas publicadas, no Brasil, sobre o tema, entre 2006 a 2016. Esse estudo se justifica por caracterizar as formas de assédio moral e também o que pode ser causado por ele, além de servir de base teórica para novos trabalhos e de orientação para pesquisas neste campo. A literatura confirmou a hipótese do presente trabalho, pois em todos os resultados dos artigos analisados, foi possível perceber o que o assédio moral gera no ambiente de trabalho: causa baixa autoestima, desmotivação, estresse, somatização de situações de conflitos, e o afastamento do trabalho. Os objetivos foram todos atingidos no desenvolvimento desde trabalho. A pesquisa não indicou a forma exata de prevenção, mais deixou bem claro os modos de caracterizá-lo, como reagir, e as formas de punição, de acordo com o tipo de agressor. Palavras-chave: Assédio moral. Organizações. Sociedade.
1. INTRODUÇÃO
O assédio é caracterizado por toda conduta que cause constrangimentos físicos e psicológicos à pessoa. Dentre as formas existentes temos duas formas mais distinguidas nas empresas: o assédio moral e o assédio sexual. O assédio sexual e/ou moral pode trazer grandes consequências para a pessoa, sejam elas morais ou psicológicas. No ambiente de trabalho lidar com esse fato muitas vezes pode ser insuportável para o profissional, causando o pedido de demissão, afastamento, ou resultando em baixas de rendimento no trabalho.
Com base nessas informações, é importante ressaltar que este trabalho terá como foco o assédio moral, já que é constante a sua ocorrência em diferentes meios, seja em residências, comércios, instituições, entre outros. Assim, questionam-se quais as consequências que o assédio moral no ambiente de trabalho provoca em funcionários. O assédio moral é um fato que traz sérias consequências para a vítima, afetando seu desempenho dentro da empresa, sua vida pessoal e profissional, uma vez que o assediador tenta de toda maneira eliminar a vítima do local de trabalho, fazendo com que ela passe por situações humilhantes e constrangedoras. E são essas situações que prejudicam a saúde mental do trabalhador, afetando até mesmo a sua personalidade. Assim, tem-se como hipótese que, o assédio moral no ambiente de trabalho pode provocar baixa autoestima, desmotivação, estresse, somatização de situações de conflitos, e por fim, provocando o afastamento do trabalho. Nesta direção, estabeleceu-se como objetivo geral caracterizar as formas de assédio moral no ambiente de trabalho e pesquisas publicadas sobre o tema nos últimos seis anos. Especificamente busca demonstrar o que é o assédio no ambiente de trabalho; descrever sobre os tipos de assédio presentes no ambiente de trabalho; destacar as consequências de assedio; descrever as atitudes que estão sendo tomadas pelas empresas e funcionário sobre o assédio moral, bem como o foco dos artigos publicados no Brasil no período de 2006 a 2016 voltado para o assédio moral no trabalho. Esse estudo justifica-se por poder apresentar as formas de agressão que uma pessoa pode sofrer em um ambiente de trabalho, mostrando suas implicações e as formas de se defender desses atos de agressão. Assim sendo, sua importância social é estar expondo as formas de assédio moral bem como evidenciando o que pode ser causado por ele. Completando, a justificativa científica que abrange este trabalho direciona-se na forma de comunicação científica, servindo de base teórica para novos trabalhos e servindo de orientação para pesquisas neste campo, acrescentando novos conhecimentos sobre o tema estudado, propiciando futuras pesquisas e mais ações nesta área. Além disso, por se tratar das relações de trabalho, pode possibilitar melhorias relacionadas à efetivação dos direitos e deveres desses cidadãos. Na introdução há uma apresentação breve referente ao tema, os objetivos da pesquisa e a importância da mesma.
O referencial teórico está dividido em quatro tópicos. O primeiro tópico traz o assédio moral, seus significados e conceitos. O segundo tópico relata os tipos de assédio
3
moral no trabalho, revelando as formas com que acontece, além de vermos os tipos de assediadores, revelando as características de possíveis pessoas de cometer esses crimes. O tópico três, por sua vez, retrata as consequências do assédio moral, mostrando os transtornos gerados por essa ação. Por fim, o tópico quatro abrange as formas de se identificar o assédio moral no trabalho e reagir a ele. Na metodologia, foi abordado o tipo de pesquisa, o tipo de amostra, o instrumento e procedimento de coleta de dados e o procedimento de análise de dados. Nos resultados e discussões, confrontaram-se os dados analisados, juntamente com os resultados obtidos e os objetivos alcançados. Nas considerações finais, foram apresentadas as reflexões e argumentações referentes à pesquisa realizada além da contribuição para que outras pessoas possam aprofundar as pesquisas neste tema.