O amor e a revolução se cruzando...
Por Monique Parmezzano Albuquerque | 24/10/2012 | ResumosO romance de uma paixão jovem do interior cruzando com a Ditadura Militar...
O livro: “A hora da luta”, do autor: Álvaro Cardoso Gomes, da editora FTD, publicado em 1999, São Paulo, ilustrada por Rogério Borges, dedicado à Eliane e aos filhos Melissa, Maya, Felipe, possui 189 páginas e atualmente custa aproximadamente R$ 11,90.
O livro conta a história de um jovem que tem por apelido Beto onde sai de sua cidade natal, em Americana, para trabalhar e estudar em São Paulo.Chega no início da década de 60 ele arruma seu 1º emprego em um Banco e continua seus estudos. Na escola ele conhece Valentim que é um grande jovem revolucionário, que o consegue levar para o movimento estudantil contra a Ditadura Militar, que por sinal foi o maior movimento estudantil ocorrido no Brasil.
Beto se envolve demais contra a Ditadura Militar e consegue se tornar de esquerda, mais ele ainda continua preso á sua vida no interior, e sua namorada burguesa, Lúcia Helena (Uma jovem muito estudiosa, rica, linda) Por quem ele é loucamente apaixonado. Ele tem a ajuda de muitos amigos na Ditadura e consegue terminar a sua história lutando, mesmo com o se lado inexperiente a sobre política e continua com o seu grande amor Lúcia Helena. Que apesar de não ser um conto, foram felizes para sempre!
O autor, Álvaro Cardoso Gomes, nasceu em Batatais, no estado de São Paulo Começou a desenvolver seu gosto por literatura. Com 14 anos começou a escrever suas primeiras obras, depois de um certo tempo veio para São Paulo, entrou na USP (Universidade de São Paulo) e se formou professor de Língua e Literatura Portuguesa. Se casou,e teve três filhos, em 1973 foi para Portugal estudar, ao voltar para o Brasil, publicou vários livros de Literatura Portuguesa, resenhas e contos.
De todos os seus livros as suas principais obras são: “Quadros da Paixão”,” A Hora do Amor,” Sonata ao Luar,” A Grande Decisão “,“O Sonho da Terra”,” A Muralha da China” e é claro” A Hora da Luta”.
Álvaro Gomes abusa muito da realidade para o livro, ele conseguiu reunir em uma mesma obra vários assuntos diferentes e interresante do Brasil dos anos 60 onde a Ditadura Militar entra , a luta dos jovens reacionários que Beto partipou , a mudança na vida de um jovem do interior, um grande amor no meio de uma grande revolução.
A obra com vários assuntos diferentes, a linguagem a qual foi usada, a época desenvolvida nos anos 60, faz com que a história seja cada vez mais cativante, interessante e empolgante. A luta contra a Ditadura é expressa de uma maneira muito real, a juventude revolucionária é apresentada de uma forma verdadeira, o faz o livro ter credibilidade, confiança e a realidade.