O ambiente escolar e seu dever

Por Lucimar Efigênia dos Santos | 07/11/2018 | Educação

Lucimar Santos

O ambiente escolar além de ensinar o aluno, preparando-o para o ensino fundamental, médio ou superior, tem o objetivo também de propiciar ao aluno um ambiente que o mesmo venha se sentir á vontade e que liberte sua mente. Com isso todos que trabalham no ambiente escolar cooperam para que a mente do aluno esteja cada vez mais aberta para receber novas informações e aprender.

Todos os funcionários da escola contribuem para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar de cada aluno, através do planejamento pedagógico da instituição todos em coletividade estão ajudando com suas ações. Como por exemplo, na secretaria a papelada toda se organiza com ajuda de quem fica naquele setor, como por exemplo, a matrícula, transferência, pedidos, dentre outros..., na limpeza as auxiliares de limpeza proporcionam o espaço de aprendizagem esteja agradável para o aluno e o educador, o guardinha que monitora a entrada e saída dos alunos, a diretora tomando a frente da instituição á supervisionando, educador ensinando dentro da sala de aula e as auxiliares de cozinha (merendeiras) que trabalham com a educação alimentar e nutricional dos alunos com a ajuda de um nutricionista, o qual oferta a refeição durante o período do ano letivo, tendo como objetivo dar energia aos alunos por meio de alimentos. Todos de certa forma coletivamente trabalham para que o ambiente escolar seja o mais atrativo possível, e é possível ver toda a atuação da instituição em eventos e no desempenho do aluno.

Toda instituição que contém um plano pedagógico focado no desempenho dos seus funcionários e da educação em conjunto com os alunos, prioriza também que a coletividade em efetuar o serviço e o bom desempenho da ação seja empregada nos funcionários, por isso que os mesmo desenvolvem cursos para aprimorar suas especialidades e procuram cada vez mais saber para passar aquilo adiante. A escola incentiva com que todos venham procurar evoluir, e crescer dentro da instituição, junto com os alunos, e isso se faz uma escola diferente, onde a educação não é direcionada somente aos alunos, mas para todos, os funcionários também e da sociedade, e onde todos priorizam todas as atividades efetuadas pelos funcionários na escola, efetuando assim a democracia dentro do ambiente escolar, o qual todos estão no mesmo degrau e juntos irão evoluir e permitindo que até mesmo o aluno perceba a importância de um local bem organizado e limpo, de uma alimentação que lhe proporcione energia e de um educador empenhado.

A escola que disponibiliza ao aluno o conhecer, a curiosidade, o se permitir, ganha muito com o aluno quanto dentro e fora da sala de aula, pois o mesmo desempenha melhor as funções educacionais, por isso a educação não é pregada somente pelo professor, mas os demais também cooperam, coletivamente como já foi proposto pelo texto. Assim sabemos que não são somente os alunos e professores que compõe uma escola, mas todos que ajudam diretamente (funcionários da escola) ou indiretamente (governo municipal/estadual) para que a mesma permaneça e venha evoluir, coletivamente e democraticamente.

Artigo completo: