O Almirante Disse...
Por Félix Maier | 10/01/2007 | Política(O autor é o Almirante de Esquadra Lourenço, Ministro do Superior Tribunal Militar - STM)
Caros amigos,
Permitam um comentário sério nesta web que nós tanto nos divertimos. Estou, realmente, cansado de tanto ouvir besteiras acerca do emprego das Forças Armadas em Segurança.
Nesta campanha o tema é recorrente. O pior é que alguns militares alimentam esses pressupostos, ou porque não sabem qual é a sua destinação, ou por " oportunismo " político, ou por incompetência mesmo.
Estou anexando uma página de um artigo, publicado em 1999,da revista "Strategy & Tatics", cujo título é "War and the military Revolution in the 21st Century". Marquei a página naquilo que mais interessa!
Vejam que para patrulhar a fronteira americana das drogas (México) são necessários 96 batalhões de infantaria, 53 companhias de helicópteros (mais ou menos 150 aeronaves) 210 navios de patrulha e 110 aviões de busca!
A pergunta é: vocês acham que os políticos que falam em colocar as FA nas fronteiras sabem do que estão falando? É somente demagogia?
E o que dizer dos militares que apóiam a idéia? São estes oportunistas ou incompetentes?
Os Governadores adoram a idéia, porque tira das costas deles a responsabilidade pelo que acontece em seus Estados e esconde, com muito
oportunismo, o fato de não terem liderança sobre as suas polícias.
Enfim, o assunto é extenso e não vou me alongar, mas sempre que disserem a vocês que as FA devem vigiar o crime nas fronteiras (terrestres, marítimas e aéreas) perguntem ao fulano se ele tem idéia do que é necessário.
A resposta mostrará se ele é um demagogo, um oportunista, ou somente um idiota.
Quando eu era Chefe do EM de Defesa estive com o Ministro da Defesa em Mato Grosso e o Governador reclamava da vigilância nas fronteiras e
argumentava "só em Cáceres já existem mais de 400 pontos de venda de drogas". E falava como que indignado! Mas era incapaz de mandar a polícia dele fechar, pelo menos, uns 200 pontos! Já melhorava, não é ?
Ah, mas dessa decisão ocorreriam mortes, tiroteios, prisões, ações na Justiça, inquéritos, direitos humanos, enfim, dor de cabeça desnecessária.
É melhor que a culpa seja da fronteira!
Caso queiram, enviem esse e-mail para os seus amigos, em especial para os que estão nas FA.
Vamos deixar de ser bucha de canhão (se algo der errado a culpa será nossa!).
O que devemos declarar a todos é: As Forças Armadas estão cansadas de cobrir incompetências Municipais, Estaduais e Federais.