O agricultor e o motorista!

Por Ciro Toaldo | 01/12/2011 | Sociedade

O AGRICULTOR E O MOTORISTA!

 

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

 

      Nesse artigo fazemos memória a duas importantes profissões: o agricultor, também chamado de colono e o motorista, cuja data se comemora em 25 de julho. Podemos afirmar que estes são dois verdadeiros heróis da nação, um vivendo na árdua missão do trato da terra e outro sobrevivendo pelos “fretes” nas estradas do Brasil afora. A sofisticada tecnologia e as avançadas e inovação de grandes não substituem o belo e árduo trabalho do agricultor que de suas mãos calejadas obtemos à produção de alimentos.

     A classe política deveria ter um olhar mais focado ao mundo rural, criando leis que garantissem às famílias de ‘tradição agrícola’ sua permanência junto a terra. A grande questão é relacionada aos jovens que não resistem aos apelos urbanos e muitos que perderam o ânimo e perspectiva de sobreviver da agricultura e se lançando no mundo urbano sonhando em ter uma vida melhor.

         Os motoristas da mesma forma que os agricultores exercem sua profissão em condições  muitas vezes precárias, pois as estradas de nosso país em muitos trechos são horríveis. Também enfrentam a situação dos baixos preços dos fretes que se tornam insuficientes para custear os gastos e, a situação dos absurdos relacionados com os preços e a qualidade dos combustíveis. Estes são alguns dos elementos que demonstram que a vida de um motorista não é aquela maravilha.

Quantos pais de famílias e quantos jovens se lançam nesta profissão, muitos com certa ilusão que na direção de um veiculo de transporte, entregando-se a esse abnegado trabalho, mesmo tendo que deixar a família de lado por longos períodos, poderá ser vitorioso na vida. E de fato, muitos são vitoriosos, contudo outros por falta de opção, tornam-se motoristas teimosia!

A heróica profissão do agricultor e motorista demonstra que a vida pode ter sentido quando o trabalho não é encarado apenas como meio de sobrevivência. Contudo, como vivemos em tempo de alta da democracia e como bem afirmava o grande historiador Karl Marx, a união de todos em torno de um objetivo pode trazer o resultado que se deseja e, ainda hoje vale a máxima marxista: quem vive do trabalho da terra e da estrada, precisa ter união e lutar por seus direitos.

         Em sua infinita bondade, Deus sabe qual é o melhor lugar para cada um de seus filhos, sabe do que necessitamos para evoluir e que lições cada um deve aprender. Portanto, podemos afirmar que todos estão no lugar certo, com as pessoas certas, e na profissão adequada. Agricultores ou motoristas, parabéns e não esqueçam que viver é um grande desafio à inteligência humana e à capacidade do homem de florescer no lugar exato em que estamos plantados.