Novidades da Índia

Por Evaldo Costa | 10/12/2009 | Adm

O que o mercado automotivo indiano tem a nos ensinar? Isso é o que um grupo de empresários brasileiros, liderados pelo Instituto das Concessionárias do Brasil, pretende descobrir.

Acostumado a viajar para diversas partes do mundo a fim de encontrar as novidades do setor e para a prática do benchmarking o grupo, desta vez, optou por um programa de dez dias que inclui visita às cidades de Mumbai, Nova Delhi, Jaipur na Índia, Kathmandu no Nepal e Dubai, nos Emirados Árabes. Tudo isso para conhecer de perto algumas novidades, como o modelo híbrido do Nano que a Tata Motors pretende lançar na Índia. Além, é claro, das muitas novidades que fabricantes de todas as partes prometem apresentar ao público no 10º salão do automóvel de Nova Delhi.

O mercado de veículos da Índia (juntamente com o chinês, brasileiro e russo) é um dos que mais cresce no mundo. Para os indianos, o que não faltam são estratégias para ampliar ainda mais a sua participação no mercado global. A Tata Motors, por exemplo, visa incluir o Nano, carro mais barato do mundo e que teve seu primeiro modelo comercializado em julho deste ano, no nicho de veículos ecologicamente corretos. Seguramente, uma importante medida para que ele possa ser comercializado em mercados mais maduros como o da Europa e dos Estados Unidos.

Seguindo o mesmo rastro, encontram-se outras montadoras, como a Renault, que recentemente anúnciou que produzirá, no mercado indiano, um veículo para competir com o Nano. O fato é que nos últimos doze meses foram produzidos em torno de dez milhões de veículos na Índia, sendo: 15,96% de veículos de passageiros, 3,95% de comerciais, 3,60% de veículos de três rodas e 76,49% de veículos de duas rodas, conforme se pode depreender do gráfico ao lado (fonte: SIAM – Society Of Índia Automobile Manufacturers) 

O grupo participará em Nova Delhi, entre os dia 5 e 11 de janeiro de 2010, do 10º salão do automóvel, visitará concessionárias, conversará com as lideranças do setor a fim de melhor entender o modelo de distribuição indiano. “Com o mundo a cada dia mais conectado, não dá para ficar olhando para o próprio umbigo. É preciso ver de perto o que outros mercados estão fazendo para vender mais e melhor, revelou um dos integrantes do grupo que sairá do Brasil dia 05/01/2010”.

Fique ligado que em breve daremos notícias dos resultados desta e de outras missões técnicas.

Evaldo Costa

Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil

Escritor, consultor, conferencista e professor.

Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”

Site: www.evaldocosta.com

Blog: http://evaldocosta.blogspot.com

E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com