Novela: Uma Perspectiva de Aprendizagem Formal e não Formal.
Por Iza Aparecida Saliés | 19/08/2011 | EducaçãoNovela: uma perspectiva de aprendizagem formal e não formal.
Iza Aparecida Saliés
Com vida muito atribulada, cheia de nuances favorável e desfavorável, há momentos em que precisamos de algo para relaxar, ver sem preocupar com a compreensão pura dos fatos, ou seja, precisamos de divertimento, e a novela é um canal.
Após um dia de trabalho precisamos ver coisas agradáveis, light, que não exigem apreensão rigorosa do conteúdo, mas que faça sonhar, viajar na maionese, dar a sensação de desejo e de despertar a sensação de fazer parte do ato principal, então, recorremos às novelas para sentirmos como parte desse mundo de ilusões, mesmo que seja por alguns minutos ou capítulos, precisamos dessa emoção.
Ciente de que as tramas das novelas são recheadas de fantasia, ilusão e com um misto de realidade, ela, entra em nossas vidas sem pedir licença, provoca sérias confusões nos lares brasileiros e intervindos na formação dos nossos filhos.
Não são apenas futilidades que assistimos nas novelas, são atos, fatos, tramas e cenas que estão fortemente associadas ao nosso cotidiano, e podem servir para relaxar, e também, para promover sérios problemas sócios.
Estamos condicionados a marcar encontro com as tramas das novelas, pois elas imprimem uma quase verdade de nossas vidas, nossos desejos e medos, que são perfeitamente representados nos dramas e tramas amarradas pelos enredos propostos pelo autor, que fazem de nós reféns do ato ilusório e nos condiciona á assistir quase que todos os dias.
Essa atração televisiva transforma nosso cotidiano em representações que passam a determinas nossas vidas, mudar nossos hábitos, costumes e até mesma a nossa cultura.
Então, estamos condicionados aos ditames imprimidos por esse meio de comunicação e pelos seus simbolismos que são fortemente vinculados pela mídia que á proporciona.
Nós, simples expectadores, em muitos casos não conseguimos decifrar o que está certo ou errado, ficamos confusos com as imposições ditadas pelo folhetim, a nossa capacidade de selecionar como correto ou não para nós, fica frágil perante nossos filhos, deixando conflitante a formação deles.
O fato das novelas ter passado por grandes e profundas mudanças, melhoras, desde o seu surgimento até os dias atuais, podemos contabilizar muito progresso, a novela popularizou a informação e ampliou o mundo imaginário das pessoas, as imagens e o som passaram a ser verdade o que estava apenas no campo das idéias.
As novelas, se bem aproveitadas podem servir de referencial conceitual para o professor utilizar como estratégia de aprendizagem de um determinado conteúdo, extraindo do contexto das novelas que está passando no momento, que não deixa de ser uma abordagem atual.
Elas, além de informar, sugerir, indicar e orientar contribui para a construção do pensamento dos alunos, influencia de forma benéfica ou maléfica a vida deles, independente da classe social a que pertence.
Ciente da interferência das novelas na vida dos nossos alunos e preocupada em explicitar minhas indagações quanto ao papel das novelas brasileiras e a interação com a aprendizagem formal e não formal dos alunos.
Sabemos que a aprendizagem não se dá apenas no espaço escolar, esta, acontece em todos os momentos e lócus onde vivemos e convivemos. E sendo assim, podemos afirmar que as novelas são excelentes canais de ensino e aprendizagem quando bem utilizados pela escola.
Podemos apropriar dos atos dramáticos dos interpretes da ilusão humana, selecionado textos e contextos que possam ser favoráveis à formação dos alunos transformando um ato em um fato real que posse ser desvelado pela realidade vivida pelos alunos, como também, pela prática que acontece na sala de aula.
A fábrica de ilusão e sonhos pode também ser analisada num contexto de realidade vivida sem esconder de fato o que pode ser identificado com real e ou imaginário. A ficção é necessária em nossas vidas, a ela é atribuída à capacidade de despertar a curiosidade de qualquer aluno.
O professor deve utilizar desse canal, a novela, para desenvolver conteúdos significativos capazes de constituir habilidades e construir competências. Se o professor estiver preparado para utilizar esse arsenal de possibilidades pedagógicas certamente a sua aula será muito mais eletrizante, produtiva e com certeza favorecerá o processo ensino e aprendizagem.
Mesmo quando as novelas transformam o enredo do tema em pura realidade ou pura imitação de filmes americanos, cria gírias, dita moda, muda costumes, ainda assim, sendo bem utilizada pode transformar vidas, formar alunos para viver e conviver em sociedade.
A influência que a TV, em especial as novelas proporcionam são significativos, pois seria impossível imaginarmos sem TV, não visualizamos a nossa vida sem ela, tão grande é a sua necessidade que acostumamos diariamente a apertar o botão tão logo que chegamos a casa.
Se não soubermos administrar as produções desse meio de comunicação podemos desmistificar o mote de que ela ilude a maioria da população das camadas baixas da sociedade, por falta de escolarização, alfabetização.
Não podemos considerar a televisão como uma das vilãs da sociedade moderna, ela deve ser considerada como um canal de interlocução da comunicação com o seu público, seja ele adulto jovem e crianças, cabem a cada um distinguir o que é de produção boa, formativa, real e o que acontece no plano do imaginário, do sonho.
Entendo que é salutar alimentar o campo das ilusões e dos sonhos sem deixar de pensar na real condição de fazer acontecer tudo que podemos realizar sem prejuízo próprio ou e de outrem.
E digo mais, precisamos saber extrair desse universo de fantasia e misto de realidade o que é de fato produtivo, eficaz e necessário para a formação dos alunos, sejam elas utilizadas na escolarização ou não.