Nostradamus, Previdências Privadas Estatizadas e o Fim das Seguradoras no Brasil

Por Leão do Sul ERF | 19/12/2008 | Economia

Estatização dos Fundos de Previdência e a Traição das Seguradoras
 
Pessimismo à parte e realismo à presente situação econômica mundial, as previsões são drásticas para a classe média brasileira nos próximos anos.  Se eu fosse Nostradamus diria o seguinte:
-Alguns fatos levam a conclusões aterradoras:
    1-Quebra das Companhias de Seguro  ( fim da SUSEP )
-  Em Santa Catarina foram destruídas mais de 90 mil residências e estabelecimentos, milhares de automóveis ficaram submersos e150 pessoas perderam a vida na tragédia de novembro de 2008. Para se ter uma idéia, a liga do solo formada em milhões de anos com a sobreposição de material orgânico desapareceu com as chuvas que duraram meses ininterruptos e as construções estão sob uma frágil camada de areia.
Montanhas e prédios podem vir abaixo a qualquer momento. Se a tragédia tivesse ocorrido na alta temporada quando milhões de pessoas visitam as praias do estado teríamos então uma das maiores tragédias naturais da historia da humanidade, o que ainda pode vir a acontecer em breve. Um golpe fatal da natureza deixando ate os segurados na mais absoluta miséria.
_  A estiagem no leste do país ( PR, SC, MS, MT, SP e MG ) fez com que a safra 2008-2009 tenha uma queda nunca registrada na produção de alimentos. No MS muitas fazendas sequer produziram um grão de soja devido à seca. O gado esta morrendo de sede.
_  O governo federal investiu bilhões de dólares em usinas de álcool quando o petróleo estava aos 100 dólares o barril. Agora está em 40 dólares e as usinas não produzem um único litro de álcool. Onde havia pastagens e produção de grãos agora há apenas terra arrendada aos usineiros sem produzir nada. O Seguro Agrícola terá que cobrir.  Apenas os usineiros faturaram alto com os empréstimos do governo federal. Dinheiro do povo emprestado para milionários que nunca irão pagar.
-  Há uma chuva de processos nos Tribunais se arrastando por décadas exatamente porque as seguradoras já apresentam déficit há anos.  Estão negando o pagamento dos seguros e os Tribunais estão apoiando pra protelar a quebradeira generalizada. As seguradoras estão descapitalizadas e não há previsão de melhoras.
 -   Isso sem entrar nos detalhes de que as Seguradoras Européias suspenderam a renovaç!ãotodos os seguros dos imóveis situados próximos ao mar e que o Jornal Diarinho publicou que durante um Congresso Evangélico na Barra Sul em Balneário Camboriú no final de 2008 alguns prédios tremeram porque tinha muita gente na praia. e a praia estava pesada demais. Dá pra confiar? Conta outra que essa acho que não colou. Que tal fazer uma análise para ver se o mar poderia ter adentrado no subsolo de algumas cidades do litoral brasileiro e em algum tempo engolir essas cidades para algumas cenrtenas de metros embaixo da água, provocando uma onda gigantesca que varreria o litoral sul do Brasil?
- Bem, não esqueça, eu não estou falando isso. Se o profeta Nostradamus estivesse por aqui, talvez falasse isso em suas centúrias, messúrias ou diúrias.
2- Estatização das Previdências Privadas:
-  O Governo Federal pretende aumentar para 480 reais o salário mínimo em março. De onde vira o dinheiro?
- Será criado um gatilho no INSS, ou seja, conforme aumenta o salário mínimo aumentarão os benefícios inclusive de quem ganha mais que esse valor ate o teto e vai faltar dinheiro. De onde virá o que falta? Não precisa ser adivinho nem Nostradamus para descobrir, não é?
-  O apoio ao governo vem justamente de quem não tem títulos de Previdência Privada e uma estatização deixaria apenas uma pequena parcela da população insatisfeita.
 - Com o dinheiro dessa estatização os saldos do governo aumentariam, haveria mais benefícios para os 80 por cento que o apóiam e a popularidade do governo subiria para astronômicos mais de 90 por cento.
- Atualmente a maior concentração de dinheiro no Brasil está justamente na PREVI, o Fundo de previdência dos funcionários do Banco do Brasil, ou seja, a grande bola da vez a ser chutada para o bolso do governo e redistribuída ao INSS e aos programas do governo.
- Um milhão e duzentos mil servidores Públicos Federais terão aumento de salários em janeiro de 2009. Esse aumento chega a 120 por cento. De onde vira o dinheiro?
- Não apenas a PREVI, mas a Previdência nos Bancos Estatais e Privados também seria direcionada para os cofres do governo e nenhum aposentado ganharia mais do que o teto máximo do INSS. Uma MP com promessas de devolução do dinheiro com juros maiores seria editada.
- Essa MP pode sair assim que os Servidores começarem a receber os aumentos o que acalmaria um pouco os trabalhadores desanimados que perderam o saldo de seus títulos.
-  Isso tudo aconteceu a pouco tempo nos EUA, em muitos países da Europa e Ásia e ha um mês na Argentina. Só falta no Brasil. A explicação: 'E uma tendência internacional.
- Além do pequeno apoio que o governo deu aos flagelados em SC, também houve um gigantesco apoio aos Servidores Públicos Federais, ativos e inativos que poderão financiar ate 350 mil reais cada um na Caixa
Econômica Federal e Banco do Brasil a juros simbólicos, ou seja, 1,2 milhões de servidores ativos e inativos podem pegar esse dinheiro. Os imóveis serão segurados pela Caixa Seguros, que na verdade, esta negando a maioria dos seguros, provavelmente porque não tem dinheiro. E só verificar qual a seguradora que mais nega benefícios nos sites dos tribunais.
- Os números da economia e saldos positivos podem estar sendo muito bem maquiados pelo grande e popular Barbeiro de Brasília. Para entender mais e' só estudar O BARBEIRO DE SEVILHA.
- A Estatização das Previdências Privadas seria um golpe de mestre do governo para aumentar a popularidade e garantir a reeleição do atual partido mantendo a situação.
-Espero que essa tendência esteja errada, mas, a Historia nos ensina muito.  
3- Crise! Que Crise? Nossa economia e' solida . Mas não estão pensando em quem realmente constrói o Brasil. Não estão pensando em quem realmente trabalha e economiza. 90 por cento dos brasileiros agradeceriam tal estratégia do governo, porque não fazem parte dos Segurados em Títulos de Previdência Privada e  nem perceberiam a gravidade da MP porque sequer sabem do que se trata.
Autor: Edson Rodrigo Fretta 20 de dezembro de 2008.