Nos Dédalos Da Memória

Por Luiz Carlos Cappellano | 30/11/2007 | História

AGRADECIMENTOS

Esta compilação díspar de textos que se remetem – direta, alusiva ou indiretamente – a um mesmo tema genérico, que agora publicamos para que possa servir a todos aqueles que, suprindo as suas deficiências, possam utiliza-los em pesquisas afins, tinha inicialmente a pretensão de se constituir em dissertação de mestrado em História da Arte da Cultura, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

A pesquisa teve início quando ainda aluno da graduação, bacharelado e licenciatura em História, no ano de 1986. Nos anos seguintes, esta pesquisa despretensiosa, realizada então sem qualquer profundidade, apenas com finalidade lúdica e “formativa”, transformou-se em projeto que foi exposto à banca que julgou os candidatos interessados em ingressar na primeira turma do mestrado em História da Arte e da Cultura da UNICAMP. Este projeto, aceito então pela banca, com poucas alterações, é hoje a introdução deste trabalho.

Agradeço à banca que me aprovou para cursar o mestrado e aos professores que, com dedicação e profissionalismo, cumpriram a sua tarefa de consolidar este curso.

Enquanto aluno regularmente matriculado no referido mestrado, recebi apoio do CNPq (do qual recebi, por dois anos, bolsa de estudos) e da CAPES (que financiou minha viagem à Itália, na forma de passagem ida e volta pela VARIG, em julho de 1990). Aos dois órgãos, o CNPq e a CAPES meus sinceros agradecimentos. As duas entidades não devem ser responsabilizadas por eventuais falhas ou resultados duvidosos que possam ser localizados neste trabalho.

Também não devem ser responsabilizados, sequer por “omissão”, os dois excelentes orientadores que tive no período durante o qual estive regularmente matriculado. Foi até mesmo pelo zelo excessivo de um deles, aliado à necessidade intrínseca e imperiosa de minha parte de buscar realização pessoal, que abandonei o mestrado – com a dissertação já praticamente concluída – em 1991.

Agradeço a minha mãe, Ignez App. Picchi Cappellano, que acreditou em meu trabalho, mesmo após eu ter deixado o mestrado e a minha irmã, Ana Flavia Cappellano Kaminski, que organizou meus rascunhos manuscritos e datilografados. Foi graças ao seu apoio e incentivo que não  desisti de tentar ao menos uma publicação.

Agradeço também à amiga Mayra Laudanna, professora do IEB da USP, pela seu precioso auxílio durante a fase de pesquisa e também pelo carinho, apoio e incentivo durante os episódios que culminaram com a minha saída do mestrado.

Abandonado o mestrado, requeri um certificado de aperfeiçoamento e este trabalho permaneceu absolutamente inédito, até o presente momento.

Agradeço, finalmente, à Editora _________ pela possibilidade da publicação...

Registro na Fundação Biblioteca Nacional nº 672.815, Livro 1.297, Folha 83

Artigo completo: