No Topo da Hieraquia

Por Carla Danielle Dias de Oliveira | 06/09/2013 | Adm

 

 

NO TOPO DA HIERARQUIA

Carla Danielle Dias de Oliveira¹

carladannielle@hotmail.com

O

 melhor caminho a ser trilhado para que uma empresa alcance o sucesso depende de inúmeros fatores essenciais, como uma equipe capaz de atingir metas estabelecidas, tecnologia que satisfaça as necessidades da organização e não menos importante, um CEO que esteja disposto e capacitado a buscar feedbacks positivos, o responsável por executar as diretrizes alvitradas.

Uma organização é composta por níveis distribuídos em graus de “importância”, o que é denominado hierarquia, é composta por membros com designadas tarefas específicas. Nessa hierarquia está o CEO, sigla referente ao Chief Executive Officer (Diretor Executivo), autoridade maior na hierarquia operacional de uma empresa e geralmente a função de diretor executivo é desempenhada nas organizações multinacionais, exigindo extremas habilidades administrativas.

No mundo empresarial, o termo CEO é frequentemente utilizado, pode também ser chamado de executivo geral, presidente, principal executivo, entre muitos outros, e responde ao quadro de diretores.

Mas o que realmente é preciso para ser um CEO? Conheça algumas características necessárias para ser um líder no topo da hierarquia operacional:

ü     Com uma visão ampliada da organização e do mercado, o profissional traçará metas e buscará os caminhos para alcançá-las.

ü     Um ponto importante é a adaptabilidade às mudanças, sejam internas ou externas à organização.

ü     Sabedoria no requisito “colocar as pessoas capacitadas/qualificadas nos lugares chave”, distinguindo a competência dos colaboradores e saber colocá-las nos setores certos.

ü     Assumir o posto de liderança, visando os melhores resultados para a empresa.

ü     Conhecer seus próprios pontos fortes e fracos, assim pode-se ser completado com profissionais que auxiliem em suas fraquezas.

ü     A comunicação com investidores, acionistas, clientes e órgãos de comunicação social, apresentando-se e assumindo-se externamente como líder da corporação.

ü     Ter conhecimento e tomar como exemplo outras empresas, avaliando todos os pontos e compreendendo as causas dos erros já cometidos e as consequências de sucesso.

Existem diretores executivos que se destacam nas corporações que defendem, e no universo das empresas computacionais existem e já existiram diretores que fizeram por merecer o sucesso que hoje suas organizações desfrutam. Entre eles está o empresário, inventor e magnata americano na área da computação, Steve Jobs está no topo dos diretores executivos mais bem-sucedidos do mundo. Nascido na Califórnia, no dia 24 de fevereiro de 1955, foi co-fundador da Apple e um CEO com grande potencial no ramo da informática.  Diretor executivo da empresa de animação por computação gráfica Pixar e acionista individual da The Walt Disney Company além de outros trabalhos significativos para sua carreira. Demitiu-se da Apple em 1985 e fundou a Next, empresa direcionada ao mercado educacional, com objetivo de criar plataformas no ensino superior e administração. Em 1997 retornou à Apple, aumentando sua vendas consideravelmente e lançando produtos inovadores , como o Mac Os, iPod, iPhone e muitos outros.  E em 05 de outubro de 2011, consequência de um câncer pancreático, morre Steve Jobs, um dos maiores diretores executivos já vistos.

Rogger Agnelli é um empresário brasileiro nascido no dia 03 de maio de 2011, foi presidente da Vale (2001 – 2011),  a organização teve 4° lugar quando liderado por Agnelli contando dados desde 2010,  foi diretor executivo da Bradesco (1998) e conselheiro de grandes companhias brasileiras e é formado em economia, está na lista dos melhores diretores executivos do mundo.

 Entre os maiores nomes de diretores executivos está também o CEO Jeffrey Bezos, fundador da Amazon, empresa fornecedora de uma grande linha de produtos. Com seus planos estratégicos tornou sua empresa a melhor varejista existentes na  World Wide Webe,  teve um papel importante para o e-commerce.

            Como os diretores executivos citados, existem muitos outros que fizeram história, levaram os nomes de suas organizações para o reconhecimento mundial. Yun Jong-Yong (Samsung – 1996/2008), Margaret Whitman (e-Bay – 1998/2008), Graham Mckay (SABMiller – 1997/Atual), José Antonio Fernández Carbajal (FEMSA – 1995/2008), entre outros grandes nomes mostraram suas capacidades e fazem que as companhias que lideram despontem no mercado.

REFERÊNCIAS

http://economiaclara.wordpress.com/2010/08/03/quem-e-esse-tal-de-ceo/

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/os-100-melhores-ceos-do-mundo

http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/voce-sabe-o-que-significam-as-siglas-do-mundo-corporativo

epocanegocios.globo.com

http://www.biography.com/people/steve-jobs-9354805

http://www.milleniumdata.com/selling-wit-jeffrey -prerston-bezos


 

Artigo completo: