NÍVEIS DE COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) – CAMPUS V

Por Gracila Dourado Porto | 05/06/2018 | Adm

RESUMO
O comprometimento organizacional é considerado como vínculo existente entre o trabalhador e a empresa e tem sido alvo de diversos estudos. Percebida a relevância do tema, esse trabalho tem como objetivo descrever os níveis de comprometimento organizacional dos servidores do quadro permanente e temporário da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus V, localizada na cidade de Santo Antonio de Jesus - BA, para identificar qual dos estilos de comprometimento é predominante na UNEB. A pesquisa foi realizada no ano de 2011 através da aplicação de questionários, contendo 24 itens. No total 22 funcionários foram sujeitos colaboradores do estudo, entre eles 13 funcionários permanentes e 9 temporários. Os resultados mostraram que o maior nível de comprometimento dos funcionários foi o comprometimento organizacional afetivo. A pesquisa também possibilitou identificar diferenças dos níveis de comprometimento em relação às variáveis pessoais (sexo, estado civil, idade e escolaridade) e as variáveis relacionadas à organização (tipo de vínculo e tempo de trabalho). Desta forma este trabalho contribuiu para entender melhor a dinâmica do comprometimento organizacional dentro da UNEB na época, o que pode ou não ter alterado no decorrer do tempo.
Palavras – chave: Comprometimento Organizacional, funcionários permanentes, funcionários temporários, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

1 INTRODUÇÃO

O ambiente de trabalho não é estático, ele está sempre em transformação. Para acompanhar essas rápidas transformações torna-se imprescindível alguns ajustes na dinâmica organizacional, principalmente ao se tratar das relações de trabalho entre o indivíduo e a organização. Essas relações têm que ocorrer de forma recíproca, ou seja, do lado da organização, a exemplo da busca por melhores desempenhos; do lado dos trabalhadores, através da melhoria de vida. Vários aspectos podem ser identificados dentro do ambiente de trabalho, mas um tema específico tem chamado a atenção de diversos estudiosos e pesquisadores, o Comprometimento Organizacional (CO).
Diante das mudanças ocorridas nas organizações, torna-se imprescindível a presença de profissionais capacitados e comprometidos. Essa relação e intensidade dos vínculos organizacionais causa grande impacto nos indivíduos, nas organizações e por consequência na sociedade como um todo. Devido esse fato vir ganhando dimensão é que o comprometimento vem sendo objeto de pesquisa de diversos estudos científicos.
O CO de um indivíduo é caracterizado pela existência de vínculos existentes entre ele e a organização. Por sua vez, esses vínculos estão relacionados com a eficiência e eficácia do indivíduo dentro da empresa. O comprometimento organizacional assume dessa forma um sentido de adesão, indicando um forte envolvimento do indivíduo com os diversos aspectos do ambiente de trabalho.
Devido a sua importância, vários estudos foram desenvolvidos criando escalas para o comprometimento. O mais utilizado está dividido em três enfoques, respectivamente: o enfoque afetivo, que expressa o envolvimento emocional do indivíduo com a organização, o instrumental, também conhecido como calculativo, caracteriza-se pelo comprometimento do indivíduo com a organização devido a necessidade de permanecer na mesma e, por fim tem o enfoque normativo pelo qual o indivíduo é comprometido com a organização devido a obrigação de permanecer na mesma.
Este trabalho aborda o tema Comprometimento Organizacional em um estudo de caso cujo objeto escolhido foi a organização pública, UNEB campus V de Santo Antônio de Jesus – BA, sendo que a coletade dados ocorreu em 2011. Este trabalho busca uma resposta para a seguinte pergunta “ Qual o estilo de Comprometimento Organizacional predominante entre os servidores da UNEB? ”
Segundo Zanelli, Borges-Andrade e Bastos (2004), quanto mais comprometidos estão os colaboradores com a empresa, menores serão os índices de rotatividade e absenteísmo, mesmo que tais características não se apliquem efetivamente em uma instituição pública. O comprometimento afeta a qualidade e a efetividade do trabalho executado em uma instituição de conhecimento que, depende diretamente do trabalho e vontade de superar dificuldades. Considerando, que a instituição em estudo possui limitações tecnológicas e físicas, além de estar distante da Matriz na capital, Salvador.
Nesse sentido, o resultado teórico nesta área permitirá gerar conhecimento sobre os níveis de comprometimento organizacional dos trabalhadores efetivos e temporários da UNEB, além de possibilitar na definição de estratégias por parte da organização em busca de um melhor desempenho e comprometimento.

Artigo completo: