NEFRITE CRONICA

Por Rafaela Postigo | 07/06/2017 | Saúde

Guyton, ARTHUR e HALL, Jonh (2002) Tratado de fisiologia médica 10 edição.- Néfron como unidade funcional do rim.Site Portal Brasil Publicado: 12/03/2015

Inflamação nos tecidos dos rins: nefrite crônica

Michele Rosa Oliveira e Rafaela Postigo

Nefrite, doença pouco conhecida, mas responsável por 50% das doenças renais. Segundo recentes pesquisas 10% dos Idosos com idade entre 65 e 74 anos, sofrem com a doença.

A presente resenha traz conceitos sobre o sistema urinário: nefrite crônica, mostrando riscos e causas que a patologia traz.

O rim tem funções vitais, é importante que o rim funcione sem nenhuma alteração, porque os órgãos podem parar de funcionar em homeostase. As principais funções do rim são: manter equilíbrio hidroeletrolítico, filtração do sangue, eliminar substâncias tóxica e regular o PH sanguíneo, entre outras. A Nefrologia do hospital Bandeirantes alerta: que as doenças renais só são descobertas, geralmente, quando há perda de  50% do funcionamento do rim, o que é muito preocupante para a população, para entendermos a complexidade, vamos entender qual a função do néfron no nosso corpo.

Dentro do rim existe uma unidade funcional chamada de néfron. Cada rim tem cerca de um milhão de nefrons, cada um deles tem capacidade de formar urina. Uma vez que os néfrons morrem são incapazes de se regenerar,(segundo Guyton, Arthur 2002) quando uma pessoa envelhece diminui os números de néfrons e isso acontece de forma natural, o número de néfrons cai cerca de 10% a cada 10 anos.

Vemos que dentro do rim, como unidade os néfrons desempenham funções de suma importância, mas esse tecido pode sofrer uma inflamação que pode ser muito perigosa, a nefrite. Ela consiste em uma inflamação em que na maioria dos casos, ela é decorrência de uma resposta do próprio sistema imunológico sendo assim, são os próprios anticorpos que provocam a doença como uma forma de defesa contra algum corpo estranho que pode ser entre outras coisas uma infecção simples. No caso da nefrite os anticorpos e o corpo estranho se juntam formando um complexo que circula na corrente sanguínea e se aloja na parede dos rins.

Os principais sintomas são: falta de apetite, cansaço, palidez, inchaços nas pernas, aumento da pressão e alteração dos hábitos urinários, que podem ser facilmente confundidas com outras doenças, é importante que a pessoa com esses sintomas ao passar com um médico generalista faça exames e seja encaminhada a um médico especialista, para ter o melhor diagnóstico.

Existem diversos tipos de nefrite, tudo depende do local que ela se alojou a Glomerulonefrite é quando a inflamação afeta o glomérulo. A nefrite intersticial acontece quando ainflamação ocorre nos túbulos. A Nefrite lúpica é causada pela doença Lupus, que é uma doença do próprio sistema imunológico.

Com isso podemos dizer que uma das melhores coisas que o paciente pode fazer para evitar que o caso se agrave, além de tomar os medicamentos prescritos pelo médico é melhorar os hábitos alimentares e praticar exercícios físicos, consequentemente reduzindo o seu peso corporal e mantendo a pressão arterial e principalmente ingerir bastante água.