NATAL - JESUS VEIO MORAR CONOSCO

Por João Vitor Mariano | 20/12/2010 | Religião

NATAL - JESUS VEIO MORAR CONOSCO



O natal certamente é a festa mais importante para nós cristão. Logo que o natal se aproxima as famílias enfeitam suas casas, as ruas ganham um colorido especial com suas luzes, o comércio fica na expectativa de vender um pouco mais. As pessoas se preparam para a grande ceia de natal com bebidas, muita comida, sons, luzes e etc. Porém, toda preparação, todo o ritual perde o seu valor quando o homem se esquece do verdadeiro sentido do natal. Esse dia não foi estabelecido para ser simplesmente comemorado. Natal é um acontecimento grandioso que precisa ser celebrado de maneira cristã. Então, muito mais que preparar o ambiente externo, o homem precisa preparar seu coração, porque é nele que Jesus quer nascer. Quando ficamos focados apenas na data e não no acontecimento, o natal não acontece verdadeiramente.
Vamos procurar neste natal buscar o seu verdadeiro sentido. E esse sentido cristão do natal certamente não está na comemoração de uma data. Mais importante que saber o dia do nascimento de Jesus é crer que Ele veio morar entre nós. A encarnação de Jesus é o maior acontecimento da história. É esse acontecimento que devemos celebrar. Que maravilha esse amor de Deus por nós! Um Deus que é Pai e que por amor incondicional permitiu que seu Filho se fizesse homem e viesse viver a realidade humana. Jesus desceu até nós para que, por sua morte e ressurreição, a humanidade perdida reencontrasse o caminho de volta para a casa do Pai. Esse é o verdadeiro sentido do natal.
Podemos ainda celebrar o natal numa dimensão pessoal, isto é, celebrar o dia em que Jesus nasceu em nosso coração. Que dia Jesus nasceu para você? A resposta dessa pergunta é muito pessoal. Se perguntássemos à Samaritana ela certamente diria que foi no dia em que Jesus lhe ofereceu a água da fonte da vida eterna. Se interrogássemos Zaqueu ele certamente responderia que foi naquele dia em que Jesus foi até sua casa. A prostituta provavelmente diria que foi naquele dia em que ficou frente a frente com o Mestre, quando todos os que queriam apedrejá-la se foram. Lázaro diria que foi quando Jesus o ressuscitou. O cego de nascença diria que foi quando Jesus o curou da cegueira. E pra você, quando foi que Jesus nasceu? Procure fazer uma retrospectiva em sua vida e descubra o dia em que Jesus nasceu em seu coração e transformou sua vida. Se esse nascimento de Jesus ainda não aconteceu para você, não se preocupe, basta você querer. Quando abrimos o nosso coração e procuramos viver os ensinamentos de Jesus, Ele vem e faz morada em nós. E como sabemos se realmente Jesus nasceu em nosso coração? Certamente pelos frutos que produzimos. Não há como dizer que Jesus nasceu em nós se no dia-a-dia continuamos indiferentes para com nossos irmãos, não sabemos sorrir, perdoar, amar, conviver com as diferenças etc. Quando Jesus se faz presente em nossas vidas, a treva se transforma em luz, a tristeza em alegria, o ódio em amor, a dúvida em esperança.
Que Jesus encontre um lugar especial em nossos corações para nascer, e que o seu nascimento transforme definitivamente nossas vidas.



João Vitor Mariano
Uraí - Paraná