Não iria cheirar bem...

Por Edson Terto da Silva | 15/03/2012 | Crônicas

Ele andava esquecido, mas graças ao bom Deus não morto... Trata-se de meu amigo Linno Typpo, aquele doublê de repórter investigativo, viajante planetário e com um pezinho na família real inglesa, pois era conhecido do primo distante de um amigo de um ex-empregado de um chofer da carruagem (acho que é isso) de uma prima distante da rainha Elizabeth.

Acho que foi até por isso que em sua recente visita a Sumaré, o principe Harry (ou seria seu cerimonial?) cometeu a gafe de não convidá-lo para a partida de Polo? E olha que o Linno tinha preparado toca e calção de natação, mas só depois saberia que era Polo a cavalo e não aquático. Mas não se deu por vencido, disse que ia providenciar o cavalo marinho, pode?!

Mas o assunto do Linno, ao aparecer de repente, era outro. Até fiquei assustado quando ele falou que seu dom de repórter investigativo o fez tomar a decisão de se alistar na Polícia.  Após vários minutos diante de minha cara de "ué", ele explicou que tinha mandado documentação ao Congresso para a criação da Policia Especializada em Investigação de Denúncias Anônimas. Argumentou que ela seria muito interessante, não apenas para solução de crimes, em denúncias vazias ou "denuncismos" que são comuns em períodos eleitorais, por exemplo...

Vocês não conhecem o estilo Linno de ser. Ele começa argumentar e a gente quase nem consegue respirar ou ao menos achar pausa para argumentar ou contra-argumentar. Ele então falou: "Não existe a Rota, então esta age diante de fatos, de flagrante, a Polícia que sugiro agiria diante da denúncia, verificando se tem fundo de verdade e com o objetivo de desmascarar caluniadores, de estabelecer o sagrado direito de defesa em situação regida pelo caos... blá, blá, blá..."

Amigos! Quando ele acabou de falar eu consegui finalmente dar uma respirada e cheguei dizer algo meio desconexo,como: "... a Rota, a Rota, mas pera aí, Linno?! A sua Polícia não ia cheirar bem, a sigla seria P.E.I.D.A."

 De nada adiantou, o Linno tinha ido embora e não me perguntem se é verdade ou mentira que ele mandou a sugestão para Congresso ou algum outro órgão de Legislativo (se bem que ele viaja por tantos países...). Como diria o "Chicó" do Auto da Compadecida: "só sei que foi assim..."