Não Compre Um Carro Usado Antes de Ler Isso!

Por João Carlos Lepaus | 27/05/2013 | Economia

Não Compre Um Carro Usado Antes de Ler Isso!

Sempre que vamos trocar de carro e agora estou falando daquela pessoas que optam por um carro usado ou seminovo, ficamos com muitas duvidas na cabeça, pois se o carro já foi usado por alguém, é muito difícil saber as reais condições daquele veículo. Pode ser que aquele carro já tenha sofrido alguma batida, ou ainda ter enfrentado uma enchente e também aquele carro usado pode estar em perfeitas condições mas por outro lado ser um veículo que é ruim de mercado – um carro que vai ser difícil revende-lo posteriormente.

Por isso resolvi escrever esse artigo que tem duas dicas valiosas que vai fazer toda diferença na hora de trocar ou comprar um carro usado.   

Test Drive em um Carro Usado.

O test drive não é nenhuma dica nova é verdade, mas como faze-lo sim, pois se for fazer um test drive na empolgação de comprar um carro mais novo que o seu atual ou se for comprar o seu primeiro veículo então, provavelmente irá fechar negócio no primeiro carro que andar. Por isso fazer um test drive em um carro usado tem seus segredos.

Como o mercado hoje está bastante concorrido quando o segmento é veículos usados, existem formas de se fazer um test drive mais prolongado do que andar míseros 2 km – onde vendedor senta ao seu lado e fica ressaltando os pontos positivos do veículo e por isso não te deixar notar os pontos negativos.

Hoje algumas concessionarias de carro usado lhe permite que você faça um teste mais amplo no veiculo, sendo possível que você fique de um a três dias para fazer uma melhor avaliação. Isso é muito bom, pois te dar tempo de lavar em alguns especialistas no assunto, como mecânico – para saber as reais condições do carro, principalmente do motor. Dar para leva-lo ao um lanterneiro – a fim de descobrir se aquele carro já foi batido – afinal se tratando de um carro usado tudo pode ter acontecido e por ultimo é bem interessante que você leve em outras concessionarias de veículos – afim de que avaliem o valor do veiculo e saber se o preço que estão pedindo é justo.

Mas se você não conseguir ficar tempo o suficiente para fazer isso tudo, te dou uma dica que da um pouco de trabalho, mas que vai de levar a comprar o melhor carro usado da sua região.

Vamos supor que você quer comprar um veículo Gol 2010. Para que você saiba qual o veiculo está em melhores condições, faça test drives em vários veículos Gol 2010, assim você irá ter condições de avaliar qual está mais bem conservado levando em consideração o ano do carro usado que escolheu. Mas se você fizer o teste drive em apenas um, você não vai ter condições de saber se a direção daquele veiculo é dura ou macia, ou se a suspenção é realmente daquele jeito. Por isso uma dica muito importante antes de comprar um carro usado é: “Faça test drives em vários veículos do mesmo modelo e ano que deseja comprar”.

Fuja dos Modelos que ninguém quer ter.

Esse ponto é muito importante, pois existem veículos que são muito difíceis de revender, quando são lançados no mercado – talvez por causa de caras campanhas publicitárias – eles até vendem, mas depois que entram para o mercado de carro usado ninguém o quer mais.

O primeiro fator que deve levar é consideração é a cor. Se você for a uma cidade grande e parar para reparar qual a cor dos carros que mais predomina em um transito, vai ver que é o prata e o preto. Logo devemos concluir que ao comprar um carro usado dessa cor será mais fácil vende-lo no futuro.

Carros com cores extravagantes só devem ser comprados se a revendedora te der um belo desconto, pois são mais difíceis de revender e por isso se você comprar um carro usado de uma cor extravagante pelo mesmo valor que compraria um veículo da cor prata ou preto estará fazendo um mau negócio.

Apesar de os últimos anos a cor branca de entrado na moda, ainda existe certo preconceito com veículo dessa cor – e do amarelo também – pois são cores muito usadas por taxista e taxi rodam muitos, assim ninguém quer correr o risco de comprar um carro usado que já foi um taxi.

Sem Falar que existem muitos carros que simplesmente seu valor cai muito depois que fica usado, é o caso de alguns carros que quando são lançados são encarados como top de linha, mais depois que entram para o mercado dos usados seu valor despenca, principalmente quando saem de linha.  

Existem também outras dicas valiosas para se seguir ao comprar um carro usado, uma delas é como economizar ao compra-lo, sugiro que veja a entrevista de Luciana e Record News, que fala como economizou 13 mil reais ao trocar de carro. Para ver a entrevista acesse esse site. http://joaolepaus.com/segredodoscarros