Na Era Digital Tem Empresas Indo pra BATALHA
Por Luis Henrique Santana | 14/08/2009 | AdmO mundo tem passado por diversas revoluções a maior de todas desde os primórdios, com certeza é a revolução digital, que acarretou em uma verdadeira revolução do conhecimento, nunca se ouviu termos como revolução digital, high tech, e-mail, blog, sites de relacionamento, como nos ultimos anos, hoje em dia as crianças lidam com a tecnologia, celulares, jogos na rede, e-mail, pesquisas na internet, desde os primeiros anos de vida.
Algumas empresas que ainda não perceberam em que mundo estão, ainda não vivem essas transformações digitais no seu dia-a-dia, e continuam usando a mesma estratégia para vender, onde seus vendedores, colaboradores, chegam na empresa, tomam aquele famoso ‘’cafézinho’’ com o chefe, falam do dia anterior, planejam aquele dia, usam frases como ‘vamos dar o sangue’’ ‘ vamos nos matar de trabalhar’, “de a vida pela a empresa’’, sarcasmo ou não no Brasil muitos ainda saem para a BATALHA, este ato heróico em plena era digital, é ainda muito praticado no Brasil, as reuniões de muitas empresas são verdadeiras brincadeiras de criança dos anos 80 e 90, ou melhor lembram o famos desenho "Os Flinstones"
Tenho tido diversas oportunidades de visitar empresas, participar de reuniões de empresas, ou realizar consultoria onde esta sintonia com a era digital já aconteceu, vejamos alguns exemplos:
• Fazer uma conferência com Diretor de Vendas, que está em viagem a Cingapura, para um congresso.
• Usam podcasts para se atualizar ou sintonizá-los com que há de mais moderno em gestão, planejamento e metas.
• Vêem pela Internet, as últimas atualizações no site da concorrência, seus produtos, serviços, novos projetos do concorrente, ou melhor assistem a uma entrevista do presidente da companhia concorrente recém postada no Youtube.
• Que tal uma equipe onde o gerente está em São Paulo, e claro tem vendedores espalhados em diversos estados como Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Amazonas, Paraná, ou melhor onde o diretor regional de vendas está em uma reunião em Buenos Aires visitando seu distribuidor local, e de repente surge uma necessidade especial, e resolvem fazer uma conferência para discutir novos planos, fazem um famoso Brainstorming, ou até mesmo alinham novas metas.
• Que tal colocar um enviar um pedido via o call center enquanto caminha pelas praias da Ilha de Comandatuba na Bahia.
• Conhecer um novo fornecedor em um site de relacionamento.
• Disponibilizar para seus colaboradores do setor financeiro um curso de atualização nos EUA online.
Poderíamos passar horas e horas comentando sobre o assunto, porém mais importante que isso, é lembrá-los da necessidade extrema que o consumidor atual tem de se relacionar com seu cinema favorito, com seu restaurante, supermercado, posto de gasolina, shopping, marca de aparelho de celular, ou até mesmo lavanderia, ou empresas que tem uma necessidade constante de buscar o novo, todos os dias.
Temos um consumidor mais maduro, muito mais exigente, não compram no escuro, na era digital onde apartamentos são vendidos pela internet, onde até podemos comprar uma viagem dos nossos sonhos, para ir para outro lado do mundo pela internet,
Só ir para a BATALHA não adianta, tudo mudou, tudo muda, visitas de vendedor , não são mais aceitas.
Vendedores vão e consultores ficam, profissionais financeiros lidam com as bolsas de New York, Tóquio Simultaneamente sem tirar os olhos da Bovespa.
Antigamente esse pessoal ''antigo'' tinha que voltar pra casa bem cedo caso quisesse assistir o Jornal Nacional, e se perdessem o Jornal Nacional, Adeus para as informações daquele dia. Hoje basta acessar o site do Jornal Nacional, e terá tudo a um clique de suas mãos.
Só dar o sangue não vende. Só ir pra batalha não aumenta faturamento, não transforma pequenas empresas em líderes de mercado em seu segmento, é necessário participar da era digital para ter sucesso nos dias de hoje.
Luis Henrique Santana, Consultor, e Palestrante, Administrador de Empresas, tem atuado em diversas empresas nacionais e multinacionais tais como; Coca-Cola, Blindex, Century do Brasil, Xerox, Wise Up e Allergan Ind. Farmacêutica, já atuou nas áreas comercial, treinamento e desenvolvimento, administrativo financeiro, recursos humanos, tem ministrado treinamento em diversas regiões do Brasil, desenvolvendo equipes comerciais, desenvolvimento de produto, e treinamentos customizados. Atualmente Sócio Diretor da Afinity Educação Corporativa. --- e-mail: luishenrique@afinity.com.br ---