Musicofia (A arte desvela o ser)

Por Oliveira Danilo | 06/09/2009 | Filosofia

A arte desvela o ser, apenas com o prazer de estar no mundo e fazer, Será ?

William James foi um dos grandes filósofos e psicólogos americanos. Era professor da Universidade Harvard, quando lhe foi perguntado uma vez, qual a descoberta mais importante no campo de desenvolvimento humano nos últimos 100 anos.

Ele disse que até agora, pensava-se que para agir era preciso sentir, mas sabe se hoje que agindo é que o sentimento aparece.

Miki, Tokuchika, pai dos ensinamentos sobre arte responde quando perguntado

Sobre o que é a vida.

O que é vida ? É arte.

O que é homem ?

É um animal que realiza arte

A arte por si tem uma beleza que somos tocados por ela, mesmo sem a conhecer, mas apenas com o prazer de estar no mundo e fazer.

Há muitas maneiras de se fazer artes e de ser tocados por ela, a musicofia, tem laços com a socialização e as demais linguagens artística, que em sua estética surpreende e deixa toda epistemologia técnica a musica, a musicofia deixa transparecer muitas outras questões sociais.

Segundo Carl Dahlhaus, um dos mais importantes pensadores da musica no século XX, há um ponto onde necessariamente a estética precisa da história, e vice versa.

Para a estética, a analise começa no som; para a historia, as vezes o som é um reflexo de uma serie de outros fatores, enfim a estética esta dentro da arte, e esta que esta sempre em movimento que estamos tratando.