Música como facilitadora do processo de aprendizagem

Por Rodrigo Aragão Fontenele | 01/09/2012 | Educação

INTRODUÇÃO 

A música sempre esteve presente na vida das pessoas, desde os primórdios da humanidade quando o homem pré-histórico sentiu a necessidade de utilizar sons para sua comunicação. Sabemos que a musica não tem uma identificação precisa sobre seu surgimento, mas o que se sabe é que existem vestígios valiosos referente à mesma.

A sociedade sofreu e sofre transformações constantes em todos os setores: econômico, cultural e educacional, na qual a música sempre esteve inserida nessas mudanças. A música faz parte da vida dos indivíduos como fonte de prazer ou trabalho; percebemos que a mesma é indispensável à ação docente atuando como um instrumento necessário para uma aprendizagem significativa, pois é sabido que a música inserida no contexto de ensino-aprendizagem além de ter fins pedagógicos, o professor estará criando momentos de prazer, na qual os alunos irão participar ativamente do processo de ensino assimilando conhecimentos e, sobretudo incorporando atitudes e valores.

O educador deve perceber que a música é um dos instrumentos facilitadores do processo de aprendizagem da criança onde, onde através da mesma o docente irá desenvolver além de aprendizagem, outros aspectos, tais como: sensibilidade, coordenação motora. É necessário que a escola dê todo um suporte ao professor no que diz respeito à utilização da música na sala de aula, sendo que o professor deve usar todos os suportes que lhe é oferecido. A inserção da música na sala de aula ajudará ao professor, pois ira facilitar aos alunos a desenvolverem sua criatividade e a interação com os demais colegas.