Musculção para adolescentes

Por Gabriella Phayalla Drigo | 17/12/2010 | Saúde

Escritoras : Gabriella Phayalla Drigo
Viviane Antonelli Eleoterio

MUSCULAÇÃO PARA ADOLESCENTES

A musculação pode ser considerada uma das mais antigas formas de treinamento do ser humano, conhecida também como halterofilismo em decorrência da utilização de halteres (pesos livres) para sua realização.
Quando se trata desse tipo de exercício para o adolescente o tema requer alguns cuidados de segurança, pois o seu sistema locomotor não está ainda maduro para grandes esforços, deve-se tomar a precaução de não interromper o processo de crescimento desse pequeno praticante por causa da atividade física a ser praticada e analisar os benefícios do treinamento de força para a faixa esta etária.
Em todo exercício físico para adolescentes, a prudência para evitar grandes desgastes provocados por excesso de treinamento é muito importante para o crescimento e desenvolvimento saudável desse organismo. Outro fato importante é que os praticantes adolescentes dessa modalidade devem ser orientados a não competir, com a consciência de praticar a musculação apenas por lazer.
Os riscos do treinamento para crianças e adolescentes devem ser muito bem esclarecidos e são bem menores que em muitas atividades consideradas "seguras". O prejuízo em relação ao desenvolvimento da estatura é apresentado como um risco do excesso de musculação, e na verdade qualquer atividade física praticada exageradamente pode diminuir a produção de hormônios e interferir no crescimento do adolescente.
Em relação à "grandes esforços" provocados pela musculação, eles são os mesmos produzidos por um jogo de futebol, por exemplo, e pessoas que praticam esportes, até mesmo crianças apresentam menores riscos de lesões quando estão praticando sua modalidade de costume devido ao trabalho com pesos que realizam, pois estão protegidos pelo fortalecimento de seu músculo, e quanto aos prejuízos provocados em relação às articulações, podem ser explicados por excessos e falta de orientação adequada durante o treino.
A musculação é uma atividade que tem a característica de cativar as pessoas, e o período de adolescência é marcado por momentos importantes. Sendo assim, provocar o desinteresse de uma criança e adolescente em relação à musculação, de repente, pode impedi-los de seguir um caminho muito saudável para o corpo e para sua mente. Seja qual for a atividade física escolhida, uma vida ativa é extremamente importante na promoção de saúde e prevenção de várias doenças de qualquer ser humano!

BIBLIOGRAFIA

DANTAS, Estélio Henrique Martin. A prática da preparação física. 5ed.Rio de Janeiro.Editora Shape. 2003

DR. SANTARÉM, José Maria. Atividade Física, musculação para adolescentes. Outubro, 2000. Disponível em<http: www.saudetotal.com/profissionais/santarem.asp>

SEABRA, André F.;MENDONÇA, Denisa M.;THOMIS, Martini A.;ANJOS, Luiz A.;MAIA; José A.; Caderno de Determinantes biológicos e socioculturais associados à prática de atividade física de adolescentes. Rio de Janeiro, abril, 2008. Saúde Pública. Disponível em<:www.scielo.br>