MULTICULTURALISMO NO ÂMBITO ESCOLAR NO MUNICIPIO DE PONTA PORÃ/MS

Por Fabyana Araujo Freitas | 26/01/2017 | Educação

RESUMO 

O presente trabalho surgiu com a preocupação de compreender a contextualização sobre o Multiculturalismo no Âmbito Escolar no município de Ponta Porã/MS. Foi utilizada como metodologia: discussões de autores que nos trouxe uma visão do presente do tema trabalhado. Portanto, acredita-se que o Multiculturalismo tem grande importância na escola e na vida do aluno. 

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta a contextualização sobre o Multiculturalismo no Âmbito Escolar no município de Ponta Porã/MS, sobre a conceituação e reflexão sobre o multiculturalismo. Destacaremos sobre a multiculturalidade segundo autores. O multiculturalismo segundo Machado (2002) possui diferentes interpretações, atitudes, valores, perante cada herança cultural. Podendo, o ser humano sentir, compreender e interpretar outras diversidades culturais. A cultura para Hall (2003, p. 141) é definida “como algo que se entrelaça a todas as práticas sociais, e essas práticas, por sua vez, como uma forma comum de atividades humanas”. A cultura não pode ser vista ou pensada de forma unificada ou homogênea, mas deve ser observada como processo de divisões e diferenças A cultura para os autores Moreira e Candau (2002) livrou-se do tradicionalismo da sociedade tradicional, para uma sociedade pós-moderna com as diferentes classes sociais, gêneros, religiões e etnias. A cultura desencadeia tradições e sentimentos no ser humano, que vivencia e sensibiliza por meio de manifestações corporais com diferentes formas de expressão, movimentos e gestos. Por tanto, a diversidade cultural está presente em todas as nações, sendo que, em alguns mais valorizados e reconhecidos do que os outros, isso vale também para as regiões Sul Matogrossense no Brasil. Considerando o avanço cultural e suas manifestações a cidade de Ponta Porã/MS é riquíssima em características culturais. Pela localização de fronteira com outro país, suas tradições e costumes são um mosaico de diferenças visíveis e não visíveis, mas que exige um olhar do professor para vê-las. Assim, buscar respostas sobre o multiculturalismo no âmbito escolar, reunindo dados para melhor compreensão de como esta sendo trabalhado, é foco deste trabalho.A escola como espaço de cruzamentos de culturas, e manifestações culturais. Sendo o local de construção de identidade, reconhecimento e valorização das diversas culturas dentro da sociedade. O professor deve assumir um papel importante procurando sempre questionar os valores e os preconceitos. Precisa trazer para sua área de trabalho, que é a sala de aula ou na quadra reconhecer e valorizar todas as diferenças culturais sensibilizando a análise e a compreensão dos valores culturais presente em cada região, em cada povo, com os seus conteúdos. Objetiva-se representar ao leitor deste trabalho a relevância do presente tema, analisando o caminho pedagógico utilizado pelos professores de Educação Física frente ao tema transversal multiculturalidade no processo educativo. Resumindo, a escola exerce um grande papel no reconhecimento do multiculturalismo nos educandos; sua principal função é a socialização desses educandos com diferentes culturas ou não, construindo um laço de interação, reconhecimento, valorização e troca entre os outros indivíduos, educar e ensinar os alunos construírem sua autonomia, sua identidade perante a sociedade.

2.METEDOLOGIA 

O presente trabalho utilizou como caminho metodológico a analise sobre o multiculturalismo na escola, compreendendo segundo autores. Buscando respostas sobre o multiculturalismo no âmbito escolar no município de Ponta Porã/MS. Sendo motivada pelas diferenças culturais encontradas na fronteira de Ponta Porã/MS onde vivi e cresci rodeada pelas influências das culturas do Paraguai e dos Gaúchos.

Palavras- chave: Multiculturalismo, Escola,  Valores.

 

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conclui-se que a escola é para todos e acima de tudo incluir de forma educativa e social os alunos e suas particularidades, reconhecendo e valorizando sua cultura, seus costumes, suas descendências. Durante muitos anos, as escolas regiam conforme a situação financeira das classes sociais, não aceitando negros e crianças diferentes nas escolas. Porém, hoje nas escolas essas situações contrárias, a não diferença racial, étnica e cultural já mudou. As escolas e os sistemas de ensino das nações se adequaram, os professores estão se qualificando para trabalhar com a diversidade cultural presente nas escolas.

Artigo completo: