MULHERES COM CONDUTAS MASCULINAS...

Por Reinaldo Müller (Reizinho) | 05/09/2011 | Psicologia

MULHERES COM CONDUTAS MASCULINAS...

"Acho que as mulheres estão perdendo um pouco a sua real essência e muitas de nós já não vê o sexo de uma forma tão "psíquica", mas, sim, como mais uma satisfação de uma necessidade "fisiológica"...

QUEM FALOU ISTO FOI UMA MULHER!!

"Essência" não se perde. Esqueceram Lavoisier: Na natureza nada se cria, nada se perde... Tudo se transforma (somos seres naturais, não somos?)

Ocorre que as mulheres estão assumindo "condutas masculinas" para afirmarem sua IDENTIDADE E SEU VALOR junto à um MUNDO que sabemos, lamentavelmente, é MASCULINO, por opressão e dominação!

MULHERES ADQUIRIREM COMPORTAMENTOS MASCULINOS DE NATUREZA MAIS FISIOLÓGICA SÃO UMA FRAUDE, COMO TENTAREI MOSTRAR EM SEGUIDA:

Em psicologia, não se SUPRIME NADA. Você pode até tentar, às "duras penas"...

Em cada ser humano, ocorrem conflitos psíquicos , geralmente por causa de impulsos sexuais, frustrações existenciais, conflitos interpessoais e tensões agressivas... Normalmente, esses conflitos são resolvidos por si próprios em um certo período de tempo, no entanto, nem sempre é esse o caso.

Por vezes os nossos conflitos internos podem durar longos períodos de tempo (anos -- ou até a vida inteira) e pode potencialmente, e até diretamente, causar-nos grandes danos. Muitas vezes a ansiedade pode paralisar-nos e nunca deve ser subestimada.

Felizmente, o nosso corpo (a MENTE faz parte do corpo -- lembre-se disto) tem mecanismos de defesa (psicológicos) para defender-nos de emoções e sentimentos desagradáveis, tais como a ansiedade, o nervosismo, a raiva, o medo.

. Racionalização

Racionalização é algo que todo ser humano faz, provavelmente, diariamente. Racionalização é definida como "a criação de falsas" , mas, plausíveis desculpas para justificar comportamentos inaceitáveis." Um exemplo um tanto banal disto seria um estudante roubando dinheiro de um amigo rico, dizendo : "Ele é tão rico que pode-se dar ao luxo de perdê-lo."

. Identificação

A identificação é definida como "reforço de auto-estima" de uma pessoa ou grupo. Este é um método bastante comum, através da formação de uma aliança real ou imaginária com alguma pessoa ou grupo. Acontece, frequentemente, e especialmente, com pessoas inseguras. Uma pessoa pode juntar-se à uma equipe esportiva -- à um bando de fanáticos -- um grupo de vândalos -- à uma fraternidade -- ou mesmo à um grupo social saudável para se sentir importante através do simbolismo que o grupo representa...

. Deslocamento

Deslocamento é definido como "desviar sentimentos emocionais" (geralmente raiva e medo) de sua fonte original para substituir um alvo. Os filhos podem assistir em seus lares o pai ficar bravo com a mãe. A mãe, então joga sua raiva no filho, este por sua vez, desconta na sua irmã mais nova, a irmã mais nova chuta o cachorro, e o cão morde o gato. rsrs.

. Projeção

Projeção é definido como "atribuir os seus próprios pensamentos, sentimentos e intenções para o Outro." Esta característica não é incomum, e todos, provavelmente, ja testemunharam isso. Um homem irritado pode acusar os outros de serem hostis e agressivos, quando ele que é na verdade. Outro exemplo pode ser um bandido estar sempre sob a impressão de que todo mundo está a vigiá-lo...

. Regressão

Regressão é definida como "uma reversão para os padrões de comportamento imaturo (infantis)." Há muitos exemplos disto (e todos conhecemos alguns de que somos culpados). Um dos exemplos poderia ser um adolescente voltar a ter um comportamento infantil para receber simpatia e atenção dos seus pais.

. Formação de Reação

É um dos mecanismos de defesa mais antigos e implica num comportamento completamente contrário à forma como a pessoa se sente verdadeiramente. É definida como "um comportamento que é exatamente o oposto do sentimento verdadeiro (aquele que a pessoa, de fato, está sentindo). Podemos ver isso o tempo todo em relacionamentos amorosos, onde "eu odeio você" -- vira um "eu te amo", muito rapidamente...

. Repressão

A repressão está subjacente em todas as pessoas, e é possivelmente o mais velho mecanismo psicológico de todos. A repressão é definida por "manter pensamentos, emoções e sentimentos angustiantes reprimidos no inconsciente." Tem havido muita controvérsia sobre memórias reprimidas, e muitos processos judiciais ficam perplexos com o resultado disto. A memória de uma menina que foi molestada, sexualmente, frequentemente, quando ela era uma criança poderá tornar-se uma memória reprimida. A menina vai esquecer completamente esta experiência, reprimindo-a. Só que, inevitavelmente, a memória ressurge anos mais tarde. O problema é que por vezes, houve casos de experiências ressurgindo que não são verdadeiras. Memórias reprimidas não são de todo confiáveis e, às vezes podem serem mesmo mentiras. Em contrapartida, houve vários casos de memórias reprimidas sendo exatas. É aí que o bicho pega: onde está a Verdade?

. SUBLIMAÇÃO

É o mais eficaz dos mecanismos de defesa na medida em que canaliza os impulsos libidinais para uma postura socialmente útil e aceitável. As defesas bem sucedidas podem colocar-se sob o título de sublimação. Esta expressão -- sublimação -- não designa um mecanismo específico; vários mecanismos podem serem usados nas defesas bem sucedidas; por exemplo, a transformação da passividade em atividade; o rodeio em volta do assunto, a inversão de certo objetivo no objetivo oposto, etc.

. Supressão

É um mecanismo fadado ao fracasso que caiu em desuso por causa de sua total ineficácia. Nínguem SUPRIME nada do que é psicológico... O que se pretende SUPRIMIR é convertido em algum dos mecanismos psicológicos acima, descritos.

Reinaldo Müller > "Reizinho"