Mulher, singular e múltipla!

Por Edson Terto da Silva | 01/03/2011 | Crescimento

Edson Silva

Na classificação morfossintática, a palavra mulher é definida por substantivo feminino singular. Talvez não seja exagero dizer, ao invés de singular, que mulher é única, mas também múltipla, pois exceto em raras exceções da natureza, o ser humano feminino traz em si o milagre da criação, gestação e proteção até gerar descendentes, os quais continuarão, por tempos, a dependerem de cuidados da mãe, como aleitamento, por exemplo. São tantas as relações de importância para com a pessoa que nos traz à vida, que nem dá para enumerá-las.

Por isso, em linhas gerais e permitindo que o leitor coloque outros significados que por ventura achar importante, acredito que mais que substantivo, a palavra mulher pode ser sigla: M.U.L.H.E.R. com significado de Mãe, Única, Lutadora, Honrada, Emotiva e Racional. Vejamos, pois que, exceto em contos e lendas de ficção, há pouco relato na História sobre mulheres que cometeram ou comandaram atrocidades contra a humanidade, como genocídios ou guerras sanguinárias.

Isto não torna a mulher menos forte (se é que ação praticada por força bruta tem significação positiva para alguém). A História de tantos países, inclusive de nosso Brasil, traz personagens femininos marcantes, verdadeiras heroínas, que atuaram lado a lado de companheiros como defensoras da liberdade e da justiça. Miremo-nos então no exemplo da maioria das mulheres, fazendo da sensibilidade, da emoção, do senso de proteção a maior das forças, esta sim utilizada em favor do bem estar de todo ser vivo, seja humano, animal ou planta.

Simbolicamente, 8 de março é Dia Internacional da Mulher, mas façamos de todos 365 ou 366 dias de cada ano, dias das mulheres, crianças, homens, animais, plantas, água, ar, florestas, enfim da humanidade... Como o mês de março, por tradição, é todo dedicado às mulheres, peço emprestado ao Erasmo Carlos, que assina a parceria da música "Mulher" com sua esposa Narinha, um trecho da citada composição: "... mulher! mulher ! Na escola/ Em que você foi ensinada/ Jamais tirei um 10 / Sou forte/ Mas não chego/Aos seus pés..."

Edson Silva, 49 anos, jornalista da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sumaré

edsonsilvajornalista@yahoo.com.br