Mudanças e Evolução

Por Nagib Anderáos Neto | 01/07/2009 | Crescimento

Mais importante que o resultado de uma mudança é a vontade de mudar que deve estar sempre presente em qualquer atividade. As grandes mudanças são as na maneira de pensar e sentir, e podem trazer uma grande felicidade que é inalcançável pela ilusória embriaguez da posse, toxina mental que entorpece e engana.

O obscuro pensador Heráclito dizia serem as mudanças a essência das coisas, como a corrente de um rio no qual não se pode entrar duas vezes. Como aquele rio, a vida é cambiante e deverá ser por nossa vontade, não pela alheia.

A essência da evolução é o movimento. O homem, entidade ímpar nesta parte da Criação, poderá realizá-la conscientemente em sua natureza mental e psicológica.

Para que as mudanças ocorram, será necessária uma ampla análise das idéias e pensamentos que carregamos na mente para promover as que achemos necessárias. Ao assumir o controle delas, estaremos assumindo o da vida, deixando de ser o que somos para ser outra pessoa melhor, mais humana, inteligente e feliz. Trata-se de tomar as rédeas do destino, ao invés de esperar que outros venham dirigi-lo por nós ou resolver os nossos problemas, como quando, pequeninos, nossos pais assumiam a direção e o cuidado de nossas vidas. Ao abandonar esta infância espiritual, estaríamos recuperando a humana quando éramos felizes, eternos e confiantes no futuro.

Não há crescimento sem mudanças. No mundo é assim: a criança, o adolescente e o adulto; a semente, a planta e a árvore. O ser humano, como entidade inteligente, também deve mudar sempre. Talvez seja essa a fonte da eterna juventude .E o primeiro passo é o reconhecimento das próprias limitações e o cultivo do propósito de mudar que poderá se transformar num pensamento-orientador de ações futuras.Pensar por própria conta e ser o artífice dodestino desenham-se como um projeto impostergável para o homem de hoje, quando pensamentos monstruosos estão levando a humanidade para o autoextermínio pela ignorância.

Tudo deve mudar na vida; e para melhor. Se não podemos mudar os desígnios de uma vontade superior que determina um tempo para ela, a trajetória dos astros e o ritmo do Universo, há um amplo espaço de liberdade para se movimentar, desde os obscuros níveis da ignorância até as alturas inefáveis do conhecimento.

Por que não mudar a maneira convencional de reagir frente aos fatos do dia-a-dia? Por que não deixar de ser o que se é para ser algo melhor, superior?

A vida deve ter um grande significado, um objetivo: evoluir e ser útil aos outros seres humanos Essa grande meta vai transformá-la num grande campo experimental, numa obra pessoal que cada um poderá realizar para o bem próprio e social.

Nagib Anderáos Neto
www.nagibanderaos.com.br
www.twitter.com/soaredna