Mudanças - Ciclos Naturais
Por Juliana Almeida Ribeiro | 18/06/2009 | SociedadeGrandes transformações já foram tanto causadas, quanto detectadas pelo homem, ou, pelo menos, por aqueles que, por alguma causa, se importam em saber o que poderá ocorrer com nossa espécie. Cientistas, pesquisadores, professores e estudiosos esforçam-se, há certo tempo, em descobrir o que de certo acontecerá à espécie humana no futuro, num futuro próximo. Porém tem-se, somente, deduções baseadas nos tantos ciclos que rodeiam toda a nossa vida em todos os aspectos.
Esses vários ciclos são observados desde muito tempo, pelo próprio homem, que, com sua capacidade, consegue compará-lo com efeitos, com causas e com diversas ramificações peculiares da existência. Por exemplo: o desenvolvimento embrionário é comparável ao desenvolvimento dos animais, em especial o homem, no decorrer das eras, passando de um ser adaptado às águas, com "cauda" e outros detalhes, a um ser adaptado ao ambiente terrestre, com a pele "protegida" e outras várias características.
Ciclos como esse já se acoplaram no entendimento de pesquisadores. Os ciclos mais abrangentes da Natureza atingem grande quantidade de pessoas, ecossistemas e, de certa forma, biomas. Foi comprovado um ciclo que causa periódico congelamento e degelo de localildades, o que, atualmente, vem sendo muito discutido entre cientistas, pois, de certa forma, isso determinará o futuro da espécie humana, já que, com o aumento dos níveis dos oceanos, mudanças ocorrerão com plantas e animais terrestres.
Evoluções, transformações, mudanças estão constantemente acontecendo com espécies, pois a Lei da Sobrevivência sempre impera, implicando adaptações anatômicas e fisiológias, tais como já aconteceram conosco e, como dito, continuarão a acontecer.
Alguns estudiosos afirmam que dentro de um espaço de, em média, 100 anos, modificações bruscas ocorrerão no nosso Planeta. Estas foram causadas tanto pelas ações levianas da raça humana quanto pelo proprio ciclo natural. Como, por exemplo, haverá o "encontro" de águas frias com águas quentes no oceano, havendo uma Glaciação, mais uma para nossa história!(segundo alguns pesquisadores.)
Outros afirmam o constante aumento do nível da água do mar, e, com isso, haverá, uma adaptação, ou evolução, na anatomia e na fisiologia do organismo das diversas espécies terrestres, causando o desenvolvimento de partes necessárias para a vida aquática.
Existem mais deduções de inúmeros pesquisadores. Mas, a dita mais provável de realmente acontecer é a que sugere uma adaptação ao ambiente aquático. E, pensando bem, foi daí de onde viemos.
Diante de tantas voltas, de tantas modificações e de tantos ciclos naturais, a impotência humana parece tornar-se evidente. Porém, um detalhe é inegável: Seu interesse em aliviar as dores, em consertar o quebrado, em reaver o dito como perdido, é fundamental, inigualável e indispensável. Mudanças foram realizadas por nós, e ainda mais mudanças podemos continuar realizando, se assim nos engajarmos.
Um dia, diante do Efeito Estufa, dissemos ser impossível a diminuição do buraco na camada de Ozônio, hoje, com pequenas ações de muitas pessoas, podemos afirmar, com toda certeza, que o Efeito Etifa está controlado.
A Natureza é forte e Homem faz parte dela. A Vida é um Ciclo e nós estamos nele, então, façamos jus à toda essa perfeição.