Mudança

Por Fabiana Cajazeira Figueiredo | 14/01/2016 | Literatura

Mudança

Por Fabiana Figueiredo

 A qualquer tempo, idade, fase da vida, o ato de mudar trará algum tipo de alteração na rotina do ser humano. Tal alteração se deve, não somente porque houve uma mudança de casa, cidade, estado ou país, mas porque, neste momento, ocorre uma mudança interna, principalmente, por parte do maior envolvido no processo.

Sonhos e ideais são deixados para trás de modo definitivo ou, muitas vezes, adiados sem data de execução. Mas afinal, o que seria do homem se não fosse regado às diversas mudanças durante sua estadia no planeta Terra?

Um ser vazio, sem perspectiva, acomodado e limitado ao que estivesse ao seu redor e ao seu alcance ou um ser propenso aos desafios, disposto a enfrentar obstáculos para conseguir sempre o melhor?

O retrato da vida contemporânea o empurra para o segundo questionamento, visto que a dinâmica atual do mundo requer pessoas ativas, dispostas, bem informadas e, sobretudo, atentas às várias alterações do dia a dia.

Não importa em qual momento a mudança ocorrerá, o mais importante nesse processo é estar preparado para enfrentá-la sem medo de fracassar ou encarar as dificuldades que, fatalmente, surgirão.  

Há que se lembrar sempre que tudo vivido resulta em novas experiências e aprendizados, portanto, a mudança deve ser vista como oportunidade de crescimento e não como um prejuízo no decorrer da vida. Olhando desse prisma, tudo se tornará mais leve e suave aos olhos de quem vivencia e de quem faz parte dessa vivência.

                                                                      12 de Agosto de 2015.

Secretária Executiva

Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

fabianafigueiredo@ufsb.edu.br

Artigo completo: