MOVIMENTO TROPICALISTA

Por Gilvan Dias Soares | 27/08/2017 | Literatura

PROJETO “MOVIMENTO TROPICALISTA”.
Gilvan Dias Soares 1
RESUMO Este projeto procura analisar historicamente o movimento tropicalista dos anos passados, Procurando enfatizar o caráter ambíguo do legado cultural tropicalista, ao propor uma crítica cultural radical dentro das estruturas do consumo de massa. À luz deste projeto tropicalista, procurando evitar juízos de valor, apontamos para algumas problemáticas que possam nortear futuras pesquisas. Com isso, trabalhando com a música para maior representação cultural.
PALAVRAS - CHAVE: Tropicalismo, Música Popular, Movimentos Artísticos.
ABSTRACT
This project seeks to analyze historically the tropicalist movement of the past years, seeking to emphasize the ambiguous character of the tropicalist cultural legacy by proposing a radical cultural critique within the structures of mass consumption. In light of this tropicalist project, trying to avoid value judgments, we point to some issues that may guide future research. With that, working with music for greater cultural representation. KEY - WORDS: Tropicalism. Popular Music, Artistic Motion.
_____________________________
1 Graduando do curso de Letras – português/inglês na Faculdade Capixaba da Serra.
INTRODUÇÃO "[...] nós somos um povo talvez subdesenvolvido do ponto de vista cultural, mas bastante desenvolvido com relação à música." (Glauber Rocha)
O tropicalismo foi um movimento que deixou suas marcas não só na música popular brasileira, mas também em outros gêneros artísticos, como o cinema, o teatro, as artes plásticas e a literatura. Esse movimento surgiu como uma atualização da linguagem musical brasileira em relação ao que até então se vinha produzindo na Europa e nos Estados Unidos.
A Tropicália representou uma abertura cultural no sentido amplo, contribuindo para a história musical brasileira. O movimento retomou o que os modernistas começaram a fazer e que ninguém nunca havia tido coragem de tentar: usar elementos dos mais variados, dos arranjos mais diferentes, desde o clássico até baião, acrescentando também elementos pop, usando nas letras diferentes colagens visuais e discussões estéticas, além de pensamentos revolucionários. Era ressaltado o lado cafona brasileiro, ou seja, tudo aquilo que a classe média vivia tentando esquecer, fazendo com que muitos não entendessem o estilo de vanguarda os tropicalistas traziam. Diante dos extraordinários fatos e desencanto, dessa Revolução hierárquica Martins (1963), descreve e aborda sobre uma possível progressão desse processo. A Revolução Brasileira, como as revoluções de inúmeros outros países hoje empenhados em esforço de desenvolvimento, corresponde ao processo histórico pelo qual - embora em outras circunstâncias e de formas substancialmente diversas - já passaram todos os países atualmente constituídos em potências mundiais. A Revolução Brasileira deve ser compreendida, pois, como a fase histórica que se caracteriza pela reorientação dos recursos nacionais e a adaptação das estruturas do país às novas formas de produção, de tecnologia e de progresso de nosso século, tendo em vista a satisfação de determinadas necessidades e aspirações sociais internas e tendo em vista a melhoria da posição relativa do país no
conjunto da economia e das decisões mundiais (MARTINS, 1965, p. 15).
O que eles fizeram foi realmente mexer na ferida da sociedade daquela época, discutindo todos os assuntos e, até por isso, sofrendo sérias represálias dos militares. Entretanto, o movimento que, ao longo de 1968, revolucionou a música popular brasileira, não tinha a pretensão de elaborar um novo estilo musical, mas sim instaurar uma nova atitude. Assim como a Tropicália, com tudo isso o projeto que ressaltara o mesmo tema “movimento tropicalista”, com ele irei elaborar algumas proposta para que o público alvo, os alunos se interessem pelo movimento e além de tudo façam uma parodia com algum tema da mídia.

Artigo completo: