Motricidade orofacial

Por Hanna Costa Silva | 31/08/2015 | Saúde

A Motricidade orofacial é uma especialidade da fonoaudiologia voltada para a pesquisa, estudo, avaliação, desenvolvimento, avaliação, diagnóstico, aperfeiçoamento e reabilitação da estrutura funcional das regiões cervical e orofacial, cuidando principalmente de disfunções relacionadas à articulação temporomandibular, sucção, deglutição, mastigação e respiração.

Grande parte das pessoas sofre de dores intensas de cabeça que acabam se estendendo para o pescoço e ombro, e por isso muitos deles buscam diversos tratamentos, porém o método mais eficaz para esses incômodos é a fonoaudiologia, que possibilita uma terapia com resultados rápidos, devolvendo a qualidade de vida para o indivíduo.

Pacientes portadores de disfagia (dificuldade de deglutição), bruxismo ou deslocamento mandibular também podem ser tratados com um profissional de fonoaudiologia. Para as pessoas que sofreram AVC, câncer de boca ou de doenças infecciosas é recomendado o acompanhamento com um fonoaudiólogo que atua na área de Motricidade orofacial, onde o profissional realiza uma avaliação e estabelece uma série de atividades e exercícios para a melhor recuperação do indivíduo.

O fonoaudiólogo especialista em Motricidade Orofacial trabalha com alterações ósseas, posturais, musculares, dentárias e nas funções de mastigar, deglutir, falar e respirar. Os trabalhos do profissional têm como finalidade o fortalecimento e sustentação da face. Além disso, esse tipo de tratamento também é indicado para questões de estética, atuando para eliminar ou atenuar as marcas de expressão e rugas.