Motivação de Equipes: A chave do comprometimento.
Por Augusto Gomes | 12/06/2009 | CrescimentoA chave do comprometimento.
Como formar uma equipe que é de fato comprometida com as metas da empresa?
O mais importante: todos os seres humanos desejam realizar seus sonhos.
O grande erro dos treinamentos é focar primeiro nas necessidades da empresa, ou seja: na filosofia, nas características do produto e nas metas. Tudo isso está correto e necessário, mas antes de tudo é primordial focar nas necessidades do indivíduo. Nos seus anseios. Nos seus sonhos. Os indivíduos que vão formar uma equipe estão trabalhando para realizar os seus desejos.
A empresa pode ser uma grande ferramenta para realizar os sonhos se, antes de qualquer coisa, a empresa valorizar os sonhos de cada indivíduo. Demonstrar isso claramente. Com ações de sensibilização. E é aí que tudo começa. É deste princípio que se deve investir pesada e sistematicamente. Não são as metas da empresa; são os sonhos pessoais que movem o ser humano. É o dinheiro que esta pessoa vai ganhar que vai realizar algo verdadeiro para ela. Isto não impede que este indivíduo leve a sério a filosofia da empresa, as características do produto e as metas. Muito pelo contrário. Quanto mais à empresa valorizar os sonhos de cada integrante da equipe, mais cada integrante vai valorizar as metas da empresa. É uma via de duas mãos. É tudo simples e humano.
Com seus sonhos bem aflorados, o indivíduo abre seu coração. Ele está sensível. Entende que antes de fazer parte desta equipe que está a sua frente, a empresa é um porto seguro para realizar seus anseios. Ele está confiante na empresa porque ela se importa. Com o coração aberto ele abre também a mente, o poder de concentração, a disposição para aprender e a total disponibilidade para fazer verdadeiramente parte de uma equipe que vai ajudar a realizar o que ele realmente quer: seus sonhos.
Augusto Gomes
Palestrante Motivacional