Morcegos e vazamentos... o que eles têm a ver?

Por eduardo costa | 24/05/2012 | Saúde

Os morcegos são os únicos mamíferos que voam. Há, atualmente, quase 1000 espécies deles. São animais noturnos, que não enxergam muito bem– eles se orientam pelo som, pois possuem uma espécie de “radar” e um olfato apurado.

Eles não oferecem muito risco aos seres humanos – não chupam sangue até a morte. Sua alimentação varia conforme a espécie. Há os que comem frutas, néctar das flores, insetos e, enfim, sangue.

Para se manter longe deles, é preciso manter porões e sótãos sempre bem limpinhos e arrumados, com claridade e sem poeira. Além disso, lugar com muita madeira e onde pessoas nunca visitam também são propícios aos morcegos. Vazamentos também, pois morcegos adoram locais úmidos, que lembram cavernas, seu habitat natural. *Contrate serviços de caça vazamento em uma desentupidora (http://www.sampexdesentupidora.com.br/) sempre que necessário.

Ao ver um morcego, como agir?

Não toque nele, pois ele pode morder para se defender. Nesse caso, você terá de tomar vacina contra raiva e ir ao médico, pois é bem perigoso.

Imobilize-o com um pano ou caixa de papelão. Entre em contato com a Sociedade Protetora dos Animais e peça ajuda.

Desagradável surpresa

A presença de morcegos em prédios e casas, principalmente dos que comem insetos, pode ocasionar em odores desagradáveis, devido ao acúmulo de fezes.

Por isso, é bom  vedar juntas de dilatação de prédios e fechar os espaços existentes entre telhas e parede. Porões devem ser vedados com vidros e portas.

Para remover a sujeira dos morcegos, use sempre luvas e máscaras.