Mona Lisa - Pintada de corpo e alma!

Por Isabel Lima | 14/04/2012 | Poesias

Mona Lisa,  uma Donna italiana, uma dama, atrai como um imã, não cansa olhar... O retrato hipnotiza, tem alma, transmite calma. Leonardo da Vinci, italiano, o pintor! 

Uma mulher diferente do século XVI, de olhar penetrante e insinuante, um sorriso difícil de interpretar: inocente, sedutor ou encabulador? Um dia no paraíso saberei ler o seu sorriso! Mãos de porcelanas, bem-feitas, descansa perfeita. O que será que pensava Mona enquanto Da Vinci a pintava? Será que sonhava ser tão famosa e tão valiosa?

Leonardo foi para a França, e Mona consigo levou e ali a deixou... O Rei Francisco I a comprou.  Após a Revolução Francesa foi para o Museu do Louvre, onde é  cercada e venerada, atrativo dos turistas,  todos querem ver a bela! Quem dera poder tocá-la, escutar seu coração... que emoção! 

Napoleão olhou e se apaixonou, foi amor a primeira vista!  Para o seu aposento a levou, ele a mirava, a admirava, e não se cansava, dormia e sonhava...

No século XX a obra foi roubada, até Picasso foi acusado. Um funcionário do museu para a Itália a levou, foi vendida e encontrada, mas à França retornou.

Monalisa - A Gioconda -  como é chamada, a mulher feliz! Foi pintada por mãos de fadas, por um artista supremo! Uma Obra Prima incomparável! A mais reproduzida, parodiada, elogiada,  questionada e cobiçada.

Foi danificada e restaurada, hoje é protegida, só pode ser vista por um vidro, intocável ficou Mona!

Da Vinci, o Gênio da humanidade a imortalizou, a mais bela entre as belas ele pintou! Um ícone cultural!

Quem será que foi a modelo minuciosamente desenhada? A vizinha, a Duquesa, a jovem assistente e amante? Iluminada e esfumaçada, pintura renascentista, cheia de contrastes, Lisa parece ter vida! Seu corpo e sua alma Da Vinci enxergou! Será que ela foi o seu grande amor?

 

Maria Isabel da Silva Lima

Todos os direitos reservados

Abril 2012