MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO - MEG
Por BERTONY PESSOA CAVALCANTE DA SILVA | 17/10/2016 | Adm1 - INTRODUÇÃO
Cada vez mais tem se observado uma aceleração na dinâmica da economia mundial, caracterizada pelo internacionalização dos negócios, velocidade de saturação, surgimento de melhores tecnologias, aberturas de novos mercados e outros. Esses e outros fenômenos tem influenciado toda a sociedade, principalmente quando se tratando de instabilidade dos mercados financeiros, práticas comercias predatórias e eliminação de postos de trabalho ( SILVA, 2002, pág. 03 ).
Ao mesmo tempo que toda a economia mundial passa por situação preocupantes nos mais diversos segmentos da sociedade, abri-se novas oportunidades de negócios. Em meio tanta mudança no mercado as organizações buscam ao mesmo se modificar, adequando sua gestão da melhor forma para se obter melhores resultados ( FORRESTER, 1997 apud SILVA, 2002, pág. 03 ).
Terra (2007) apud Sartori e Siluk ( 2011 ) define gestão da inovação da seguinte forma:
A Gestão da Inovação agrega processos, pessoas, tecnologias, mercados e redes para construir conhecimento, e para repensar a cadeia de valor são importantes fazer com que as pessoas corram riscos pessoais para que as organizações não acreditem que não se deve mexer no processo que está em andamento e obtendo sucesso.
Definir gestão é algo complexo, já que todos os setores de uma empresa depende de uma gestão diferente, seja ela de negócios, de pessoas, clientes, estratégias e outros. Tavares ( 2000 ) apud Sartori e Siluk ( 2011 ) define gestão como sendo:
5 Gestão, basicamente, significa influenciar a ação.
Gestão é ajudar as organizações e as unidades a fazerem o que tem que ser feito, o que significa ação. Gerir é conseguir controlar com eficiência, ou busca-se isso.
Existem quatro pilares básicos da gestão que devem ser aplicados sempre quando você assumir um cargo de gestão: planejar, organizar, dirigir e controlar.
No entanto, é preciso que a organização selecione um tipo de modelo de gestão para seguir. O presente trabalho focará entendimento do MEG, modelo utilizado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que é um centro nacional de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre excelência de Gestão. O MEG é baseado em oito critérios: liderança; estratégias e planos;
clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados ( SARTORI; SILUK , 2011, pág. 03 ).
O conjunto de fundamentos da excelência do MEG expressam conceitos atuais que se traduzem em práticas encontradas em organizações de elevado desempenho, líderes de Classe Mundial. Os fundamentos da excelência refletem valores reconhecidos internacionalmente, e as suas principais fontes de referências são o Baldrige National Quality Program, a European Foundation for Quality Management e a International Organization for Standardization ( FNQ: Cadernos Rumo à Excelência , 2008, pág. 07 ) .
Este trabalho tem como objetivo apresentar quais os caminhos que uma organização precisa percorrer rumo a excelência em gestão e esclarecer as características do MEG.
[...]