MODELO DE CAPABILIDADE DA MATURIDADE NAS EMPRESAS

Por Brazelino Bertolete Neto | 26/09/2017 | Tecnologia

O objeto de estudo foi fornecer uma visão técnica do Modelo de Maturidade da Capabilidade para Software. Para isso, coube ao estudo contar com explanações e com todo um referencial teórico, abordando e detalhando os cinco níveis de maturidade do processo além de citar os exemplos positivos do uso da metodologia para diversos segmentos e departamentos das empresas. A metodologia de estudos envolveu a análise de textos contidos em livros e artigos que já discorreram sobre o assunto além de analisar a implantação do CMM nas empresas e suas consequentes melhorias no desenvolvimento de software.

INTRODUÇÃO
Durante muito tempo o software foi deixado de lado pelas empresas, porque se achava que o hardware era o elemento mais importante, dando-se maior investimento ao desenvolvimento deste, porém, surgiu uma demanda cada vez maior de software até que hoje este está relacionado com qualquer atividade que se realize no computador. Para atender toda esta demanda foi necessário entender que o software é feito por um processo de engenharia.
O Ramo da Engenharia de Software cresceu muito até então e ela é reconhecida como disciplina legítima para criação e desenvolvimento de um software qualitativamente apropriado, através de um estabelecimento de métodos, técnicas e procedimentos adequadamente apropriados para se chegar a um produto de qualidade..
Este trabalho irá apresentar através de exemplos práticos e explanações, alguns aspectos da utilização do Modelo de Maturidade de Capabilidade (CMM) dentro das empresas como um referencial de melhorias no software.
O objetivo deste trabalho será estudar todos os aspectos na utilização do CMM e buscará uma melhor compreensão de como essa metodologia pode auxiliar a diagnosticar os pontos fortes
 

Artigo completo: