Mobilização Nacional - Aqui é O Meu País!
Por Sandra Bossio | 17/10/2007 | PolíticaTemos sido um país cobiçado pela vastidão e exuberância de nossas matas, nossa fauna e flora, nossos rios, o solo fértil de nosso território e, principalmente, nossas imensas reservas minerais.
Isso há mais de 500 anos...
Na época do descobrimento, a população indígena, que aqui vivia, lutou contra aqueles que vieram de longe, se "assenhorando" de terras que não lhes pertenciam, extraindo delas toda e qualquer riqueza que pudessem carregar, deixando, para trás, um rastro de devastação.
De colonizadores a reféns do poder econômico estrangeiro: foi a vez dos "senhores de além mar", que aqui se instalaram, lutarem para defender "suas terras" das "Entradas" e das "Bandeiras" que aqui desembarcaram, com sede de explorarem e se apropriarem, cada vez mais, em seu nome ou de algum reino distante, das pedras e minerais aqui encontrados.
A História tem registrado sucessivas vitórias do poder econômico internacional sobre os esforços pelo desenvolvimento econômico, social, científico e tecnológico brasileiro.
Porém, de todos os cantos deste Brasil, vozes têm clamado pela preservação da integridade de nosso território, do patrimônio público - particularmente de nossas reservas naturais e minerais - e de nossa Soberania, denunciando:
- A presença, cada vez mais constante, de cientistas e pesquisadores estrangeiros, por vezes
travestidos de missionários e religiosos, curiosamente embrenhados em áreas estratégicas para a
Defesa Nacional;
- Nossa dependência tecnológica de mercados internacionais, enquanto nossas indústrias de base e
de defesa fecham suas portas, demitindo funcionários, diante da falta de incentivos e investimentos;
- A falta de compromisso de governantes e legisladores brasileiros com o campo da Segurança
Nacional, voltados que estão para o campo do Desenvolvimento Nacional, quer por despreparo para
administrar a vida pública desta Nação, quer por rivalidades consequentes do período de governo
militar, quer por priorizarem o bem estar de alguns, em detrimento do Bem Comum; e
- Ações e procedimentos contrários à ética e às leis, em todos os níveis de governo e entre alguns
detentores do poder econômico, que vêm limitando e por vezes impedindo a participação da
Sociedade Civil no destino político deste País, submetendo-a à vontade e à autoridade administrativa
de determinados agentes públicos.
A Sociedade Civil precisa ser conscientizada da importância e da necessidade de seu permanente engajamento em ações integradas com o poder público, que complementando a logística brasileira, sejam capazes de coibir quaisquer interesses, ameaças ou possíveis agressões à integridade de nosso território, de nosso patrimônio público e de nossa Soberania.
O momento não poderia ser mais adequado...
Em 06 de setembro de 2007, o governo federal encarregou o Ministério da Defesa de, no prazo de um ano, elaborar e apresentar um Plano de Defesa Nacional. Os Comandos Militares já iniciaram discussões com as indústrias de defesa, e estão realizando, em Brasília, um seminário sobre Mobilização Militar.
Nós, Sociedade Civil Organizada, devemos fazer nossa parte, promovendo discussões que possam trazer investimentos ao campo da Segurança Nacional, não apenas em recursos materiais e financeiros, mas também em recursos humanos, em número e qualidade de cidadãos conscientizados de sua responsabilidade para com a Defesa de seu País.
Como nossos antepassados, queremos viver em Paz, livres das negativas consequências da cobiça alheia. O que nos diferencia é que podemos prevenir ações mal intencionadas, desde que conscientizados da necessidade de nosso permanente engajamento nas fases de preparo e execução da Mobilização Nacional...
* Sandra Bossio é advogada militante em tribunais de júri e auditorias militares; diplomada em ciclo de estudo, curso de formação e cursos de extensão pelo Comando Militar do Leste, Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, Escola de Guerra Naval e Escola Superior de Guerra; diplomada em Curso de Política e Estratégia e em Estágio de Mobilização Nacional; diretora de ética e disciplina do Centro pela Mobilização Nacional em Minas Gerais.