Mobilidade Por Mobilidade

Por Rafael Nascimento | 29/04/2013 | Tecnologia

Mobilidade Por Mobilidade

Por: Rafael Nascimento

Transcendência, não há como falar de mobilidade sem pensar em seu protagonista, o “Ser Humano”. Nunca nenhuma tecnologia acompanhou tão de perto o comportamento humano em sua essência. A Mobilidade e seus dispositivos chegaram muitíssimo próximos dos desejos, inspirações e comportamentos do ser humano. Não há nada mais prazeroso para nós, do que ser o centro das atenções, mesmo que por pouquissímo tempo. As redes sociais e seus agregados (FacebookInstagramWhatsUpSkype e etc) possibilitam troca de informações em tempo “Quase” Real. Tiramos uma foto e logo queremos mostrar ao mundo aonde estamos, sua energia, vibração e companhia.

Cada vez mais está ocorrendo uma mudança comportamental nas pessoas. Você já reparou que hoje em dia é quase uma ofensa ou falta de educação ligar para alguém? Isso porque, quando ligamos, interrompemos o que está pessoa está fazendo. Muitas vezes esta pessoa está no celular, mandando mensagens e se comunicando com mais pessoas. Ligar neste momento, é algo importuno. Significa atrapalhá-la! Veja só a completa mudança de comportamento que passamos. O mais adequado é mandar uma mensagem e esperar a pessoa nos retornar, desse modo não causamos nenhum constrangimento para quem desejamos contatar. Isso ocorre tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional

Essa mudança comportamental é tão evidente e real, que se traduz em uma grande preocupação das operadoras de celular. Hoje em dia o controle das operadores têm sido ostensivo para controle no tráfego de dados (Consumo, Velocidade e etc) e caminhando no sentido contrário para ligações e SMS´s, com cada vez mais promoções para uso ilimitado, descontos em tarifas e etc.

Os pontos negativos para estas mudanças serão sentidos de forma concisiva já para os próximos anos. Estamos formando pessoas menos comunicativas e com o Coeficiente Emocional cada vez menos estimulado. Os maiores males causado por estas mudanças são: Depressão; Falta de Foco e Deficit de Atenção (Gerados pela preocupação de acompanhar redes sociais e mensagens o tempo todo); Dificuldade em se relacionar com outras pessoas.

Seremos cada vez mais Frios. Uma sociedade menos preocupada de fato, uns com os outros. Olhando cada vez mais para o Smartphone, menos para os lados, menos para as pessoas e menos sensíveis.

A Pergunta que fica é “Como minimizar a desvalorização do Ser Humano perante às redes sociais com esse mundo cada vez mais virtual, menos sensível e menos verdadeiro?

Será que estamos realmente Móveis e Livres ou estamos cada vez mais presos?

Na próxima semana falaremos dos pontos positivos para essa mudança ok?...

Ótima Semana à Todos!

Rafael Nascimento

Rafael Nascimento é Especialista em Tecnologias Móveis no Brasil, Diretor de Desenvolvimento, Fábrica de Software na Computécnica Tecnologia. Já atuou em diversas empresas como: Microsoft; Zap.com; BM&F Bovespa entre outras.