MILAGRES E ALGUNS DE SEUS CONCEITOS

Por JOSÉ VALDIR EMÍLIO | 25/05/2010 | Religião

.Milagres e alguns de seus conceitos

O que realmente significa um Milagre, o que na verdade é um milagre, por que há tanto mistério acerca desta palavra tão significativa em nossas vidas, por que há um excesso de zelo para si dizer que isso ou aquilo que ocorreu foi realmente um milagre ou não, são sempre muitas perguntas e pouquíssimas respostas a respeito deste fato atual e muito polêmico. Com certeza tudo isso serve para não banalizar o milagre em sua essência, pois um milagre é algo fascinante que acontece todos os dias, mais não é assim tão simples como pode parecer, a Igreja Católica, por exemplo, tem um cuidado todo especial em se manifestar a respeito de um fato milagroso, primeiro ela estuda o caso com muita calma, prudência, respeito e após ouvir médicos, cientistas e vários outros especialistas no assunto, é que ela vai então se pronunciar dando o seu parecer.

Todos nós sabemos que há vários relatos, de milagres e curas espetaculares em outras igrejas e religiões não "Católicas Apostólicas Romanas" que estão espalhadas pelo mundo todo. Sabemos que todos os dias, os meios de comunicações, tais como: Falada, televisionada, escrita etc., relatam até com certa normalidade estes acontecimentos. Achamos que quando ocorre algo de extraordinário com a agente, logo pensamos ou atribuímos como sendo uma obra divina, que foi um milagre ou coisa semelhante, mas o milagre é algo bem mais profundo do que possamos imaginar, é uma experiência impar sem igual da presença de Deus em nossa vida em nosso meio, que só quem está muito preparado espiritualmente pode realmente dizer ou ate mesmo se manifestar a respeito deste instante extraordinário, mágico inenarrável sendo ele único, junto com o nosso Criador Divino. Por estes motivos muitos estudiosos atribuem como "milagre", a uma causa sem explicação clara, suspensão das leis naturais operada por força sobrenatural, como se fosse alguma coisa, ou melhor, um fato admirável, um fato raro, que causa admiração, maravilha, prodígio. Há muitas pessoas que definiu milagre como sendo "algo inexplicável", esta definição ao meu entender é um pouco vaga e limitada, pois sabemos que existem muitas coisas que não são explicáveis, e, entretanto, não são consideradas como sendo um milagre. Poderíamos talvez tentar definir o milagre como: "Algo de caráter sobrenatural, que não há uma lógica clara, realizado esporadicamente, sendo movido por uma força desconhecida e misteriosa que em muitas vezes contraria as leis naturais."

Um Airbus A330 da companhia Líbia Afriqiyah Airways caiu ontem quarta feira, 12 de maio de 2010, quando tentava pousar em Trípoli Capital da Líbia, matando 103 dos 104 pessoas, que estavam a bordo, entre elas haviam 93 passageiros e 11 tripulantes. O avião havia saído de Johannesburgo na África do Sul, e, depois de passar pela capital Líbia, partiria para Londres. A maior parte dos passageiros era formada por turistas holandeses. O único sobrevivente foi um menino de 10 anos, também de nacionalidade holandesa. (REUTERS, AFP e AP). Verdadeiramente este fato, podemos classificá-lo como sendo um milagre, como explicar este ocorrido, um avião cai e se espalha ao chão em milhares de pequenos fragmentos, e para a nossa surpresa geral o que seria impensável acontece, uma única vida foi poupada, este menino quebrou as duas pernas e não corre risco de morrer. Como esclarecer satisfatoriamente este episódio, todos nós sabemos que não há ninguém que consiga explicar de maneira clara este acontecimento, que na verdade foi um milagre.

Milagre, (Do lat. Miraculu) significa Fato que se atribui a uma causa sobrenatural. Evidentemente que nós atribuímos esta causa sobrenatural como a mais pura manifestação de Deus, em favor de sua criação, em nosso favor propriamente dito, que nesta altura dos acontecimentos, já não temos mais para quem pedir um socorro um apoio, para solucionar, sanar nossos problemas de extrema gravidade, é neste exato momento quando tudo parece estar perdido em nossa vida, quando não há mais nenhuma esperança, quando os "amigos" se afastam de nosso convívio, quando todas as portas se fecham e já não estamos mais conseguindo ver uma saída, uma luz ao final do túnel, é neste momento que o grande amor do nosso Criador se manifesta em nosso favor. É nesta hora que somente quem está vivendo este momento extraordinário de glória é que tem a legítima propriedade de se manifestar a respeito deste fato milagroso. É algo muito particular de cada um de nós. Existe um velho ditado que diz: "Só nós sabemos onde o calo dói", só nós sabemos de nossos problemas em sua totalidade, em sua gravidade. Milagre é sem dúvida alguma um sinal uma resposta do grande amor de Deus para com seus filhos amados. "Eu sou um verdadeiro milagre para mim mesmo".
Este artigo faz parte do meu segundo livro que será lançado em breve e que tem como titulo.
"MILAGRES e LIVRAMENTOS. Historia, Fé & Testemunhos de Curas e Libertações"

Referências Bibliográficas

MINIDICIONÁRIO da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1997.

O ESTADO DE SÃO PAULO, quinta feira, 13 de maio de 2010, p. A 18 internacional. Ano 131. nº 42676 edição de 21h50.

DICIONÁRIO léxico e enciclopédico ilustrado da Língua Portuguesa. 1 ed. Rio de Janeiro: Codex LTDA, 1970