Migração
Por Ernandes de Aquino Vasconcelos | 22/08/2011 | ApostilasMIGRAÇÃO
Os conceitos demográficos são fundamentais para a análise de uma determinada população. Entre estes conceitos se podem citar as migrações populacionais no mundo. As pesquisas e dados sobre migrações ajudam a Demografia a compreender a evolução, tanto positiva quanto negativa de uma região e o quanto esses estudos podem contribuir para o seu desenvolvimento social, para planejamentos governamentais mais adequou a essa realidade.
A migração tem contribuído para o crescimento demográfico de muitos países no mundo. As razões dessas migrações podem ser várias e terem explicações, é o caso dos fatores políticos, religiosos, naturais, econômicos e etc. Mas sem dúvida, o fator determinante dessas migrações é o econômico. As pessoas as vezes migram em busca de trabalho e de melhores condições de vida e isso acarreta, em alguns países ou cidades, a superpopulação, ocorrendo aí um descompasso entre as condições sócio-econômicas da população e a área ocupada. Isso quer dizer que, superpovoamento não depende apenas da densidade demográfica, mas principalmente das condições de vida da população. Ter ciência da quantidade populacional de um local e seu modelo de vida, é de extrema importância para que o governo possa tomar as decisões cabíveis para o melhoramento de vida desse povo. Pode-se tomar como exemplo de grandes migrações, as favelas das grandes metrópoles, elas recebem pessoas de várias partes de um país que tentam uma vida melhor, mas que por fim acabam que aumentando o número de população da região e influenciando na baixa qualidade de vida daquela superpopulação.
No Brasil, que é um país novo e muito extenso, com regiões pouco povoadas e ricas em recursos naturais, tem se caracterizado pela intensidade desses movimentos migratórios, principalmente interno. O direcionamento dessas migrações são os grandes centros urbanos do país como São Paulo e Rio de Janeiro, e como já foi citado nesse texto, aumenta a população e cresce as áreas de favelas e diminui a qualidade de vida. Os imigrantes, na maioria das vezes, nordestinos, enfrentam preconceitos, dificuldades de integração e de reconstrução de sua identidade como grupo social. Embora seja muito recente, já é possível detectar outra tendência da população: O abandono das grandes metrópoles por cidades pequenas, uma das causas principais é a violência nos grandes centros urbanos. Violência essa que pode gerar dados sobre a taxa de mortalidade de um determinado local, mas isso vira assunto para elaboração de um próximo texto.
Além das conseqüências econômicas causadas pelo movimento migratório, ainda se pode citar a mistura de raças, a ampliação cultural entre povos e a distribuição geográfica da população.
Referências:
TERRA, Lygia e Marcos de Amorim Coelho, Geografia Geral e Geografia do Brasil, Editora Moderna, 1ª edição, São Paulo, 2005.
http://pessoal.educacional.com.br/up/4770001/1306260/t131.asp