MGD - Modelo Global de Dados

Por Marcelo Carlos Mendes Meira | 27/04/2011 | Tecnologia

Contextualização

O Modelo Global de Dados - MGD surgiu da necessidade de uma visão transversal da informação utilizada pelo Macroprocesso de Planejamento, Orçamento e Finanças, realizado pelo Ministério do Planejamento Este modelo é um mapa integrado e dinâmico de todos os dados que compõem os Sistemas Estruturantes do Governo Federal representados em alto nível e a partir de uma notação simples e objetiva, de fácil compreensão e assimilação, com o intuito de suportar sistemas de tomada de decisão.


Sistemas Estruturantes

O núcleo central de gestão administrativa do Governo Federal compreende um conjunto de sistemas de informações denominados Sistemas de Gestão Administrativa (SGA) ou também Sistemas Estruturantes de Governo. Cada um destes sistemas é responsável por um processo de gestão governamental, como planejamento, elaboração e acompanhamento do orçamento, administração de recursos humanos, alocação de cargos às estruturas do Governo Federal, compras governamentais, acompanhamento dos programas e ações do Governo e administração financeira e contábil, entre outros.


Falta de integração entre sistemas

A integração entre esses sistemas não ocorre e, assim, cada um opera isoladamente, limitando sua eficiência e a gestão administrativa de melhor qualidade, considerando-se a premissa que a gestão administrativa do Governo Federal seria mais eficiente caso esses sistemas fossem integrados, ampliando a visão de contexto e possibilitando um melhor controle das informações geradas e tratadas por esses sistemas.
Criação de um modelo Transversal

O MGD surge como solução para o problema da falta de integração de dados no Macroprocesso Planejamento Orçamento e Finanças ? MPOF, proposta pelo Comitê do Macroprocesso Orçamentário-Financeiro, composto por representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão ? MPOG e do Ministério da Fazenda - MF. O Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) foi o percursor na construção deste modelo contando com a participação do MPOG e do MF, que já tiveram seus dados modelados.

O objetivo do modelo é permitir a identificação do contexto e das ações necessárias para a integração, modernização e desenvolvimento de soluções que suportem a operação e a tomada de decisão afetas ao macroprocesso. Assim tal mapa será usado como referência tanto para a manutenção e atualização dos sistemas legados, quanto para o desenvolvimento de novas versões de sistemas estruturantes de governo.


Composição do Modelo

O MGD mapeia a essência dos dados, registrando, além da estrutura e da semântica, os processos que tratam esses dados. Sem essa composição, que inclui a dimensão de processos, o modelo seria incompleto e não acompanharia a dinâmica do macroprocesso, pois não forneceria informações para o rastreamento da vida do dado, desde a criação até os seus diversos usos e eventual descarte.


A visão de dados traz um mapa com as principais entidades de negócio (trata-se de metadados, pois são guardadas as estruturas e descrições de entidades). Esse modelo foi criado para dar visão clara das informações trabalhadas no macroprocesso, quais os pontos de integração existem entre as informações tratadas pelos sistemas estruturantes e quais são as possibilidades de novas integrações.

A visão de negócio visa mapear os processos de negócio que são suportados pelos sistemas. Com isso é possível saber quando cada informação é criada e consumida. É criada juntamente com a visão de negócio uma matriz que mostra quais dados são utilizadas pelos processos , criando-se uma rastreabilidade do dado em todo o macroprocesso, não somente em um determinado sistema.

Como na visão de dados, é criado uma visão transversal dos processos de negócio, mostrando onde um processo impacta no seguinte e quais processos podem ser integrados, de forma que estas visões possam ser levadas para as aplicações que suportam os diferentes estágios do macroprocesso.


Modelo de Governança e Gestão

Para que o MGD mantenha-se atualizado e seja utilizado efetivamente, foi criado também o Modelo de Governança e Gestão (MGG) que descreve o conjunto de atividades de administração e análise de dados, define a sequência dessas atividades e identifica os respectivos responsáveis.

Com o MGD atualizado e difundido, novos sistemas poderão ser demandados e construídos de forma integrada, mesmo que envolvam diversos clientes e sejam desenvolvidos por várias equipes em diferentes plataformas, pois serão guiados pelo mesmo modelo de referência.

Referências
1. ↑ Site oficial da E-ping - http://www.eping.e.gov.br
2. ↑ Estratégia Geral de T.I. - http://www.governoeletronico.gov.br/sisp-conteudo/estrategia-geral-de-ti
3. ↑ SISP é o sistema instituído com o objetivo de gerir os recursos de informação e informática da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional [3]
* Site do MGD no Governo Federal - http://modeloglobaldados.serpro.gov.br/
* Lançamento da versão 2011 da e-PING - http://www.tv.serpro.gov.br/e-Ping.ogv/view
* e-Government Interoperability: A Review of Government Interoperability Frameworks in Selected Countries - http://www.apdip.net/projects/gif/GIF-Review.pdf