Meus 13 e 8, de novo !
Por Edson Terto da Silva | 02/06/2010 | SociedadeMeus 13 e 8, de novo !
Edson Silva
Face ao sucesso de um artigo de minha autoria sobre Copa do Mundo onde aparecem os números 8 e 13, coincidentemente algarismos que estão em quase toda documentação, datas e fatos marcantes dos meus 48 anos de vida, volto a falar dos mesmos e com novidades, embora o tema seja mais uma vez Copa do Mundo. Vamos aos fatos, ou melhor: vamos aos números: 8 e 13. Bom, a primeira Copa do Mundo foi em 1930, que somando os números do ano dão 13, é pouco? A Copa teve 13 países participando e começou em 13 de julho.
Para não ficar só no número preferido do Zagallo, o 13, vamos ao número 8, que aliás foi durante muito tempo número da camisa do então jogador Dunga, hoje técnico da Seleção Brasileira. Nesta Copa de 2010, um alemão, o centroavante Klose, infelizmente pode derrubar um recorde, que é de um brasileiro. Trata-se da marca de 15 gols em Copas, conseguida pelo Ronaldo Fenômeno, do Corinthians do presidente Lula e do ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha.
Só lembrando que antes do Fenômeno, o recorde de gols em Copas era de outro alemão, Gerd Muller, 14 gols e durou de 1974 até 2002, ou seja, 28 anos, olha o 8 aí. Agora, o Klose, após 8 anos, pode retomar o recorde, pois ele é centroavante, resta saber se será o titular, tem 10 gols em Copas e se fizer mais 6 torna-se recordista absoluto. Só para lembrar, nosso Ronaldo Fenômeno, que não disputará a Copa, foi artilheiro em 2002 e com 8 gols, mesma marca que tivemos com outro brasileiro artilheiro de Copas, o Leônidas da Silva, em 1938.
Já que estamos falando em 8 e citei o presidente Lula, constatei algo interessante, embora não relacionada com Copas. Neste ano de 2010, pela primeira desde 1982, portanto são 28 anos, teremos uma eleição sem que Lula seja candidato direto e com os mais de 80% da população que aprova seu governo, o vendo como cabo eleitoral da sua ex-ministra Dilma e de outros companheiros petistas, partido criado em 80, olha o 8 aí de novo.
E para quem achar que faltam números 8 ou 13 na vida do Lula então aí vai: a primeira eleição Lula disputou em 82; a segunda em 86 e originaria a Constituição de 88; a terceira em 89; a quarta em 94 (que somados os algarismos são 13); a quinta em 98; a sexta em 2002 (somados 4 é divisor de 8 ); a sétima foi em 2006 (somados 8). Bom, após 8 anos na presidência, este ano, e na oitava eleição de sua vida, Lula estará nos bastidores de Dilma, que pode ser a primeira mulher a dirigir o Brasil. Alguém tem dúvida sobre a importância desta eleição para o PT de Lula ? Só pra terminar, teremos o numero 8 se somarmos as quatro letras o primeiro nome do presidente: Luiz; e as quatro do apelido: Lula, que o tornou mundialmente conhecido e respeitado.
Edson Silva, 48 anos, jornalista, Campinas
Email: edsonsilvajornalista@yahoo.com.br