Meu melhor amigo ?
Por Marcos Esper | 15/04/2009 | PsicologiaSe quero conhecer a mim mesmo e ser capaz de responder adequadamente aos elogios que os outros me fazem, é preciso primeiramente, que eu conheça meus pontos fortes e meus pontos falhos e que eu me ame como verdadeiramente sou. Quando eu puder reconhecer que tenho qualidades e que não há nada de espantoso nissoou alguém que me elogie, eu poderei mais facilmente aceitar elogios e críticas. Para que eu consiga isso é necessário que eu seja meu melhor amigo.
Mas o que é ser um amigo? É alguém que me oferece qualquer coisa e a quem eu ofereço alguma coisa; é alguém que gosto de falar e que gosta de falar comigo; é alguém que tem prazer com alguma atividade inventada por mim e diverte-se da mesma maneira; é alguém que pode me escutar e quando preciso de falar me escuta com alegria e afeto.
Se quero ser meu melhor amigo, eu mesmo devo agir como eu agiria com meu melhor amigo e como meu melhor amigo agiria comigo. Eu posso fazer para mim atividades que eu goste, conhecer meus interesses, dizer a mim mesmo coisas agradáveis, não me aprisionar ou me maltratar quando eu cometer algum erro, estar sempre atento ao meu bem-estar físico epsicológico, cantar, assoviar, sorrir para meu prazer, não me obrigar a ser perfeito, ser amável e importante para mim mesmo, descobrir meus talentos e minhas habilidades, meus pontos fortes, minhas qualidades, ser feliz por ser exatamente o que sou e de viver comigo mesmo.
Em segundo lugar, se quero ser meu melhor amigo, eu evitarei falar constantemente de minhas falhas e de meus defeitos, falarei mais constantementede meus interesses, de minhas qualidades e de meu sucesso. Desse modo, eu terei uma relação mais interessante com os outros. Conseguirei escutar mais aos outros e estar mais atento emsuas qualidades a seus defeitos.
É comum pessoas falarem mais de suas dificuldades que de seus sucessos e encontram poucas pessoas que estão prontas a escutá-las;normalmente,sentem-se deprimidas e sozinhas.É preciso que essas pessoasfaçam um esforço para pensar nos seus pontos positivos, nos seus interesses, em suas experiências interessantes, nos seus sucessos e no que eles acreditam ser a felicidade de forma geral. Seguramente terão uma vida mais interessante na convivência com os outros e uma vida mais colorida.