Metas para a prosperidade
Por Evaldo Costa | 14/01/2010 | Crescimento
Você guia a vida ou é guiado por ela? É melhor comandar a vida ou ser comandado? Você toma as rédeas da vida à medida que traça e cumpre metas dignas para viver em abundância?
Mas, como fazer para cumprir as metas com o menor desperdício possível de energia? O que não faltam são dicas de como ser bem sucedido no alcance de objetivos. Superá-los com eficácia é como abrir um cofre de combinações múltiplas. Você precisa escolher os números corretos, conhecer a combinação perfeita, saber o número de giros e a sequência correta. Existem milhares de combinações possíveis, e se você está ciente das configurações, mas não da seqüência, o seu esforço vai revelar-se inútil.
Você precisa descobrir a combinação que abre o cofre para ter acesso ao mapa do sucesso. Só assim poderá chegar ao caminho da mina. Lá dentro estará o seu plano com as metas delineadas. Cada item do seu plano de metas será uma parte da combinação que deverá totalizar o número de itens listados. Portanto, se você anotou dez itens como meta, divididos em três áreas de sua vida (como por exemplo, profissional, pessoal e espiritual) terá uma combinação envolvendo três elementos com dez possibilidades cada.
Encontrar a combinação certa significa ter acesso ao mapa do sucesso. Também precisamos saber que nem todos os objetivos são iguais, mas todos os objetivos contêm os mesmos elementos fundamentais: conhecimento, desejo e perseverança. Precisamos adquirir essas habilidades para superar as nossas metas e triunfar, pois ninguém nasce com todos os talentos para atingir os objetivos da vida.
É bom saber que o sucesso é a capacidade, em primeiro lugar, de reconhecer as oportunidades. Em segundo lugar, para formar planos e estratégias para alcançar as oportunidades e, em terceiro, desenvolver as habilidades necessárias para executar as estratégias.
E tudo isso é fruto da confiança e do bom hábito no processo de focar e alcançar objetivos ousados visando à construção de uma vida melhor. É como disse o ilustre Fernando Veríssimo: “Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu."
Evaldo Costa
Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Escritor, consultor, conferencista e professor.
Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”
Site: www.evaldocosta.com
Blog: http://evaldocosta.blogspot.com
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com