Meritocracia

Por Renato Reis | 20/11/2010 | Adm

MERITOCRACIA

Quando o assunto é "oportunidade de carreira", profissionais de vários segmentos procuram se destacar perante o mercado de trabalho, para conseguirem chegar cada vez mais perto de sua alta realização. Existem hoje no mercado, aqueles profissionais com maior nível de instruções, nível intelectual, compreensão e visão dos negócios, mas, porém esses indivíduos não permanecem muito tempo nas empresas, pois nem sempre o ambiente não lhe agrada, os colegas nem sempre são aquilo que esperamos. O grande desafio é: como arquivar essa mão de obra tão desejada no mercado?
A meritocracia se tornou uma ferramenta essencial para as organizações dar estímulos aos seus colaboradores, para que eles se sintam motivados a sempre dar um passo a mais para atingir suas metas e alcançar um nível de qualidade dentro da empresa. Também é uma forma de amenizar o tunouver que é grande escala no mercado atual. De acordo com a meritocracia, cada indivíduo é recompensado com base nos seus próprios méritos.
meritocracia (do latim mereo, merecer, obter) é a forma de atuação baseada no mérito, onde as posições hierárquicas são conquistadas com base no merecimento e competência. Se o profissional garante o crescimento constante e o lucro progressivo é justo que as pessoas que realmente fazem à diferença no negócio sejam valorizadas e mantidas na organização.(OSSO,2010).

O que se parece fácil pode ser difícil. Exemplo: em uma empresa trabalham dois colaboradores do mesmo nível. Ganham o mesmo salário e tem os mesmos benefícios. Um é pontual, cumpre os prazos, bate as metas, mas o outro nem tanto. A final de contas quem está ganhando mais? Sem duvidas o segundo está ganhando mais, porque faz menos. Líderes precisam abrir seus olhos para não perderem aqueles que estão de acordo com a visão da organização. É válido lembrar que a meritocracia está interligada a politicas de RH, tais como: Politicas de Aplicação, que trata de determinados assuntos como, análise e descriminação de funções, plano de carreiras, avaliação de desempenho, entre outros.
OSSO (2010) acredita que a meritocracia é uma forma de valorizar aquelas pessoas que buscam melhores oportunidades dentro do seu âmbito de trabalho. Se esses colaboradores estão sempre contribuindo para os negócios da organização, eles merecem uma oportunidade para crescerem e permanecerem em seu trabalho.