Mercado mundial de móveis
Por Emilie Klaus | 05/04/2013 | EconomiaGigante em seus números, a produção mundial de móveis movimenta US$200 bilhões por ano e o comércio mundial US$53 bilhões. Algo que já aponta o tamanho e a importância que esse mercado de mobiliário tem no mundo.
Os países desenvolvidos são os principais produtores de móveis do mundo e respondem por 76% da produção mundial. Sendo que Estados Unidos, Itália, Canadá, Alemanha, França e Reino Unido são responsáveis por 64% da parcela.
Quanto ao consumo, os países considerados hoje os mais importantes são Estados Unidos, Alemanha, França, Japão e Itália, com 80% do consumo mundial. Atualmente pode-se perceber o aumenta da participação dos países em desenvolvimento nesse mercado.
A indústria moveleira faz parte do setor tradicional da economia e seu padrão tecnológico é determinado pelos fornecedores de máquinas e equipamentos. Entre os fornecedores desses produtos, temos a Itália e a Alemanha como as principais.
No caso do setor moveleiro brasileiro, ele se caracteriza pela junção de variados tipos de matérias-primas. Fato que cria distintas cadeias produtivas. Além disso, as empresas no Brasil geralmente se especializam em algum tipo de móvel, que pode ser de cozinha, móveis de escritório, quarto, cozinha ou outros. Diferentemente do que ocorre em outras nações.