"Mente quieta, espinha ereta e o coração tranquilo"

Por Sueli Nascimento | 22/02/2009 | Crescimento

Quando se perceber no olho do furacão, no auge de uma crise a resolver, pare, feche os olhos e preste atenção a sua respiração – não controle nem tente mudá-la, apenas observe como o ar entra e sai de seus pulmões; como seu peito e costelas se movimentam.

Relaxe, visualize os pensamentos que lhe atravessam a mente e as sensações que surgem em seu corpo. Não se prenda a nada, apenas observe tudo passar.

Essa é uma das formas mais simples de manter-se presente. Ela permite desligar o piloto-automático e desfrutar um momento de descanso das cobranças e pressões impostas de fora, mas também da auto-exigência criada por você mesmo.

Dessa forma sua percepção é poupada dos estímulos excessivos e você recupera parte de seus recursos energéticos e comunicacionais que o estresse cotidiano drena. Inclua essas pausas em seu dia-a-dia e verá que um breve descanso torna seus pensamentos mais claros e a escolha do que manter e o que mudar na vida se tornará mais coerente. Logo você vai encontrar algumas respostas às suas inquietações.

Através do contato com seu mundo interno você consegue reconhecer suas necessidades e desejos e não fica tão à mercê do que é imposto pelos outros, pois além de ser um bom método de autoconhecimento, o contato consigo mesmo previne a projeção de sua segurança e auto-estima nos relacionamentos, aquisições materiais ou em qualquer coisa fora de si.

Ajuda também a evitar que oscile entre um estado de ânimo e outro, mudando de casa, de emprego, de país ou de relacionamento procurando algo que lhe faça sentir-se completo.

Manter-se presente é um exercício que, com um pouco de dedicação, se torna um estado de espírito. É o caminho para a maturidade afetiva e facilita a vida de quem busca a interdependência e a autonomia nos relacionamentos.

Bem-vindos ao lar

Dentre os inúmeros benefícios de conseguir estar consigo mesmo, estão:

O nível de seu amor próprio aumenta;

Você finalmente reconhece seu direito, e merecimento, de amar e ser amado; 

Sua intercomunicação se amplia e conseguirá dizer ao outro o que precisa e deseja com mais eficácia;

Você neutraliza a ansiedade pelo que ocorrerá no futuro;

Você se liberta do passado, independente dele ter sido bom ou ruim, pois consegue suportar as emoções e sentimentos no aqui e agora;

Aprende a demonstrar seus sentimentos com mais coerência eAmadurece, pois consegue assumir a responsabilidade por suas escolhas.