Menopausa Precoce

Por ANa Paula FErreira Neves | 04/12/2009 | Saúde

 

Palavras-chave: Menopausa, reposição hormonal, última menstruação.

 Neves,Ana Paula Ferreira; acadêmica de Enfermagem de Quatro Marcos-FQM.

Introdução

Segundo a autora Claudete Gomes dos Santos “A menopausa é a fase de vida da mulher que cessa a capacidade reprodutiva”. Os ovários deixam de funcionar e a produção de esteróide e peptídeo hormonal diminui e consequentemente se produzem no organismo, diversas mudanças fisiológicas, algumas resultantes da cessão da função ovariana e de fenônimo menopáusicos a ela relacionados.

As ondas de calor ocorrem mais frequentemente no primeiro ano após o período final, podendo ocorrer a qualquer momento do dia ou da noite. Quando a menopausa se aproxima das mulheres, estabelece em geral, sintomas passageiro e muito desagradável, porém é uma fase natural em que todas as mulheres um dia vão passar por ela.

 

 

Qualidade de vida em usuários da terapia de reposição hormonal

 

 Mulheres que utilizam esse método tiveram menor freqüência de sintomas de intensidade moderada e acentuada, ocorrendo mudanças de atitude da menopausa e da adesão ao tratamento hormonal foi maior, retardando as ondas de calor, sudorese noturno decorrente de insônia, fadiga, secura vaginal e alteração de humor.

A medicina convencional indica a terapia de reposição hormonal para reverter os sintomas da menopausa, sem levar em consideração que estes tem eficácia apenas enquanto dura o tratamento, não havendo necessidade da terapia, se for caso haver a diminuição de hormônio, pois o corpo toma as providencias para supri as deficiências através de outros mecanismos próprio do organismo.

 

Sintomas que sinalizam a menopausa

 

Alterações no comportamento sexual e nas atividades são comuns em mulheres nesse período, embora, homens e mulheres perdem o interesse por sexo quando envelhece, mas é mais nítido em mulheres.

Sintomas psicológicos, também são bem característicos, em que estão incluindo a depressão, alterações de humor, ansiedade, irritabilidade, cansaço e falta de energia.

 

Conseqüências da menopausa, se não realizar o tratamento.

 

Risco de câncer de mama: Estima-se que quase uma década o aumento da doença fatal com o risco de morte por câncer de mama era muito alto em relação com as atuais que são usuárias de estrogênio (reposição hormonal).

Riscos de doenças cardiovasculares: Usuárias da TRH(terapia de reposição hormonal), tem menores riscos de morte por doenças cardiovascular.

Osteoporose: Mulheres com 50 anos de idade esta mais susceptível a sofrer fratura por fragilidade no colo femoral, vértebras ou antebraço distal. A terapia é extremamente eficaz na prevenção de osteoporose, durante o tempo que for tomado.

 

Tratamento

 

A terapia de reposição hormonal costuma ser muito útil na prevenção de ondas de calor, sudorese noturna e oscilação emocional que possa ocorrer na menopausa, mas com efeitos colaterais que são: sensibilidade das mamas, cãibra nas pernas, náusea, dores de cabeça, dores nas costas, ou seja, sintomas parecido com a pré-menstrual.

Ervas Medicinais: Devem ser usados com cuidado em mulheres com contra indicação de estrogênio.

Erva de São João: Pode ser usada com sucesso para tratar a depressão e o bem estar sexual

 

Considerações finais:

As orientações sobre o tratamento da menopausa, mudam rapidamente com a tecnologia, incluindo o estilo de vida, a medicação, no qual devem ser explicados para as mulheres para que possa fazer um tratamento eficaz e com boa qualidade de vida. 

 

Bibliografia

 

ABURDENE, P.; NASBITT, J. Megatendencias para as mulheres. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos, 1993.


ALMEIDA FILHO, N. ROQUAYROL, M.Z. Introdução a epidemiologia Moderna. 2. ed. Rio de Janeiro: Abrasco, 1992.


MACHADO LV. Dinâmica hormonal do climatério. In: Endocrinologia ginecológica. Rio de Janeiro: Méd Book-Editora Cientifica Ltda:2006.