Memorial - DHONATANS LOPES SILVA

Por DHONATANS LOPES SILVA | 18/04/2017 | Educação

MEMORIAL

 

DHONATANS LOPES SILVA

 

1 INTRODUÇÃO 

 

Meu nome é Dhonatans Lopes Silva, de 31 anos, casado e com uma filha que é minha alegria de todos os dias. Nasci em Itaituba – Pará e até hoje vivo nessa cidade que tenho orgulho, pois dela tive vários momentos especiais como alegres, tristes, conflituosos e apaixonantes, principalmente em época escolar no ensino fundamental e médio.

Venho apresentar meu memorial que descreve a minha vida pessoal atrelada ao processo que de ensino – aprendizagem no curso de Técnico de Secretaria Escolar na modalidade subsequente EAD, onde estou inserido por minhas próprias escolhas.

Este documento é na verdade relatos e reflexões colocado diante dessa experiência nos meus trinta e um anos de vida colocando momentos de entusiasmo, superações, criatividade e esperança em ser um bom profissional.

Sou já formado em Técnico em Florestas e com essa formação pude desenvolver várias atividades desempenhando alguns papeis que com certeza, foram benéficos em que até hoje tenho a regular pratica de realiza-los com responsabilidade.

Quero ressaltar que minha própria trajetória como profissional de uma área totalmente diferente daquela mencionado acima, onde, hoje entre os próprios colegas da mesma formação, acredito que fui contemplado em participar na área da educação que por sinal ainda muita nova para, mesmo já possuindo cinco anos de experiência, fico a pensar o quanto teria ganhado se tivesse pensado antes em ingressar na educação, ainda mais na escola.

Com tudo identifico hoje uma possibilidade muito expressiva, que ao participar de mais um curso de formação técnica, só que agora em um segmento totalmente diferente, percebo que o rumo foi direcionado a um caminho mais longo, mas que vem trazendo grandes expectativas que compartilharei ao longo desse trabalho.

Sou servidor público há mais de sete anos, só na educação tenho mais de cinco anos de contribuição na rede pública federal, exatamente no Instituto Federal do Pará – Campus Itaituba onde sou lotado hoje como Auxiliar de Biblioteca, Setor este que estar inserido na Direção de Ensino do referido Campus. Minhas atividades se destacam pelas atribuições de atender aos usurários de diferentes categorias como por exemplo, discentes, docentes, alunos, colaboradores terceirizados e a comunidade em geral.

Tenho como atribuições mais especificas de auxiliar no atendimento dos serviços oferecidos em geral que entre eles se destacam, auxilio nas consultas e empréstimos dos acervos bibliográficos do Setor, cadastro de usuário para acesso à internet e arquivamento de documentos pertencentes a biblioteca.

Ao entrar em uma área diferente da anterior como é caso da educação que para mim era totalmente novo, descobrir diversas maneiras de atuação e com isso desenvolver de forma pratica minhas atividades exigidas e assim ampliar meus conhecimentos com a busca de encontrar mais formas de atender com excelência aqueles que nos procuram.

Foi então que no ano de dois mil e quatorze foi publicado no próprio site do IFPA, um edital proveniente da Rede Etec, com os cursos técnicos subsequente EAD em convenio com os governos municipais, estadual e com o próprio Instituto Federal do Pará, em que os servidores das áreas das secretarias acadêmicas poderiam participar do processo seletivo para ingressar no curso de Secretaria Escolar. Processo no qual foi bastante concorrido na cidade de Itaituba, pois, tem muitos servidores nos governos municipais na cidade pertencente a educação, assim como servidores que pertencente na mesma área do governo estadual.

Quando saiu o resultado confesso que houve tristeza por minha parte, pois das cinquentas vagas disponíveis, fiquei em octogésimo sétimo, mas para minha surpresa no primeiro prazo estabelecido para se matricular, poucos compareceram e assim havendo a segunda chamada, fui convocado para comparecer na instituição para realizar minha matricula e assim ingressar no curso que me traria tantas experiências naquilo que se pode contar como convivência diária com o curso.

 Concluído toda parte de encaminhar os documentos necessários para realizar a matricula, fiquei aguardando a convocação para aula inaugural que por sinal houve uma certa demora para iniciar deixando todos preocupados, já que por questão de logica, quanto mais tarde se inicia o curso mais tarde termina prejudicando assim até nossos planos futuros.

Já na aula inaugural foi feito apresentação estrutural do curso, seu funcionamento e seguimentos a serem realizados para entrar na plataforma virtual. Nesse ponto posso destacar que de certa forma foi dificultoso a realização de qualquer procedimento na plataforma, uma vez que, não havia experiência e nem uma orientação presencial para direcionar qualquer manuseio no sistema.

Mas, dificuldades superadas nessa parte pude avançar em alguns outros momentos ainda se tratando em conhecer o sistema em si, então passei manusear com muito mais facilidade esperando qualquer publicação para andamento do curso.

Quando menos esperamos, surgem então no primeiro semestre várias disciplinas que acredito que assim como eu, meus colegas ficaram confusos e preocupados com tantas disciplinas e suas tarefas com prazos muito curto para entrega. Teve momentos que me deparei com atividades para fazer no curso de Tecnologia em Gestão Financeira na UNINTER e ao mesmo que havia que entregar as atividades do curso do ETEC, assim foi por muitos momentos de preocupações sem saber como administrar tantas tarefas sem perder os prazos.

Mas terminado o primeiro modulo, foi percebido pelas coordenações, tutorias presenciais e a distância, que foi ponto geral de todos os alunos de outras cidades que os excessos de disciplinas afetavam de certa maneira o aprendizado e o aproveitamento para nosso dia a dia.

A medida que eram disponibilizadas as outras disciplinas dos módulos posteriores, percebia a imensa importância do curso para formação profissional, já que abordou tantos temas nas áreas que não enxergava na instituição a qual trabalho. Temas sociais foram tão importantes para mim que passei a vê o meio escolar com outros olhos, olhos de cuidados ao deparar com alguns acontecimentos que só o conhecimento especifico na área, foram possíveis realizar atividades que trouxeram pontos positivos e a fácil resolução dos casos.

Quero deixar em destaque aqui também, é fato da desistência de tantos colegas aparentemente promissores, penso que o curso a distância é justamente para pessoas que não dispõe de tempo nas aulas presenciais no ensino regular apresentando uma assiduidade, mas cada um é cada um, quero acreditar que meus colegas estão bem melhores do que estaria se continuasse com o curso e espero que o mesmo tenha futura experiências que eu tive com este curso.

 

 

2 DESENVOLVIMENTO E DISCUSSÕES

 

2.1 I MÓDULO

 

Não existe conquista se não existir desafios, pois bem, desafios este que quase me tiraram do jogo. Até hoje tenho pensado o quanto evoluí a cada nível lançado à medida que avançava de fase.

Fiquei triste por um lado porque penso que poderia ter feito mais, mas meu mais não foi suficiente, e provo isso pelas baixas notas de alguns pratiques que chegaram a ser divulgados.

Outra tristeza que me refiro foi a falta de organização do próprio processo, que não nos informou com antecedência que precisaríamos cumpri com a produção de pratiques, que por sinal foi muito novo conviver no curso com tal termo.

Mas aqui estou apresentando memorial, e não seria um se não apresentar na sua intriga forma, mostrando meus desafios com cada um deles, minha conquista de alegria quando era dado o envio com sucesso e muito mais quando recebia um resultado satisfatório me fazendo respirar profundamente a cada degrau alcançado.

Farei da seguinte forma, vou mostrar cada um como um subcapitulo dando condição de compreensão para quem vier lê esse material, faço isso por entender que todos eles estão conectados com este capitulo e assim ligar um com os outros que forem sendo apresentada. E claro farei um breve resumo sendo o mais objetivo e claro possível.

 

2.1.1 Fundamentos e Praticas na EAD

 

A disciplina de Fundamentos e Práticas da EAD tem como objetivo mostrar como se estrutura um curso na modalidade EAD e dar o conhecimento de como tudo começou, sua evolução até a atualidade compreender seu funcionamento básico, tanto no uso das ferramentas tecnológicas, quanto nos aspectos pedagógicos.

Com os avanços tecnológicos a necessidade de aprender faz-se indispensável para que o trabalho se torne produtivo e de qualidade.

Com base no que estudamos até aqui, reflita e responda:

Qual a importância da escrita para estabelecimento da comunicação entre os povos?

 

É através da escrita e da leitura que os povos puderam se desenvolver ao longo dos tempos, se tornando sociedades organizadas e se relacionando por meio da comunicação.

E através da leitura que se compreende os direitos e os deveres reservados às pessoas dentro da sociedade, onde é possível apropriar-se de bens culturais, que se preserva e dissemina-se a história e os hábitos de um povo assim como também é através da escrita e da leitura que transmiti os valores sociais, morais e culturais de uma geração.

Contudo cabe sempre destacar essa importância sempre como grande relevância e nunca deixar de esquecer algo que é tão importante para qualquer indivíduo que tem uma visão social como parte integrante desse processo de comunicação. 

 

2.1.2 Educadores e Educandos: tempos históricos

 

Tendo em vista que a escola é uma instituição social, tem como sua principal atividade o ensino e aprendizagem reconhecida socialmente, é nada mais que um espaço da diversidade que reúnem homens e mulheres, crianças e adultos, negros e brancos, alunos e professores e funcionários tendo como foco o respeito as culturas das diferentes pessoas.

Esta unidade fala de quando os colonizadores ocuparam estas terras, já habitadas pelos nativos, aonde vieram com eles padres da Companhia de Jesus e de outras ordens religiosas, com os objetivos de evangelizar e catequizar os nativos, mas para isso era preciso mudar muitos hábitos.

O filme A missão relata a missão dos Jesuítas que era transformar os nativos em cristãos. Muito bem construído em suas pretensões filosóficas e sua construção estética, não há comentários ou falta de colaboração que seja sensivelmente aos climas produzidos pelo filme. Enfim os índios no Brasil que assista ao filme A Missão. As ideias apresentadas não se restringem tão somente a uma causalidade histórica, ou a uma lógica histórica. O filme mostra como o homem está inserido na história e no mundo, através de lentes que visualizam como elemento determinado por forças históricas que é poderes constituídos, tradições morais pelo instinto de sobrevivência, pelas imposições da natureza e pela tirania de sua própria consciência.

  

2.1.3 Informática Básica e Aplicada à Educação

 

A manifestação do interesse acerca da utilização e/ou implantação de novas tecnologias tem sido expressiva na atualidade. Sabe-se que um dos mais importantes “instrumentos” tecnológicos da atualidade é o computador, especialmente quando conectado a rede de ligação mundial: a internet. Este equipamento tem feito parte do cotidiano de muitas pessoas, empresas, grandes indústrias, redes bancárias e, inclusive, a escola, como uma tecnologia cada vez mais indispensável, pois, auxilia imensamente na execução das atividades.

 O uso das tecnologias no ambiente escolar, e, em especial, dos computadores são de grande importância não só para o trabalho da secretaria e/ou do setor administrativo, como também é de grande relevância para o desenvolvimento das atividades da equipe pedagógica, na elaboração de documentos burocráticos e principalmente no subsídio ao professor como campo de pesquisa.

Neste sentido, a fim de estabelecermos uma política de utilização da rede, pautada em princípios éticos, considera-se necessária a conscientização das diversas esferas da sociedade na realização de uma exploração balizada nesses princípios.

         Um dos objetivos da informática é manter uma sociedade informada, através de uma melhor comunicação dando a elas condição e poder de decisão em qual rumo elas devem tomar, mas que negativamente muitas profissões desapareceram e o aumento do desemprego para essa nova realidade.

 

2.2 II MÓDULO

 

2.2.1 Legislação Escolar

 

 A Legislação Escolar é um conjunto de normas educacionais, legais e infra legais, leis e regulamentos, com instrução jurídica, relativas ao setor educacional. A legislação Educacional possui duas naturezas: uma reguladora e uma regulamentadora. Ela é reguladora quando se manifesta através de leis, sejam federais, estaduais ou municipais. As normas constitucionais que tratam da educação são as fontes primárias da regulação e organização da educação nacional, pois, por elas, definem-se as competências constitucionais e atribuições administrativas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Abaixo das normas constitucionais, temos as leis federais, ordinárias ou complementares, que regulam o sistema nacional de educação.

A legislação regulamentadora, ao contrário da legislação reguladora não é descritiva, mas prescritiva, volta-se à própria práxis da educação.

Para que o trabalho nas instituições escolares obtenha resultados significativos a ação dos professores deve vincula-se ao Projeto Pedagógico da unidade escolar, e este deve ser discutido junto ás famílias dos alunos. A comunidade por sua vez, tem se aproximado e muito da escola e desenvolvido várias parcerias que tem trazido muita conquista em conjuntos para próprio ambiente escolar.

Entre algumas relações de parcerias escola e comunidade, pude citar no meu pratique os eventos referentes as principais datas comemorativas nacionalmente, como dia internacional da mulher, dia das mães e dia das crianças, que tem trazido as famílias de suas casas para o meio escolar para participar desses eventos desenvolvido pela escola, e com isso aproximado e muito a comunidade.

Outro convênio importante que coloquei como destaque é de ceder uma sala para a prefeitura municipal para que funcione uma pequena unidade de saúde, já que a comunidade não dispõe de uma, percebi o quanto a escola progrediu dando a ela mesmo a importância que se precisa.

 

2.2.2 Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola

 

A democratização da educação não se limita ao acesso à escola. O acesso é, certamente, a porta inicial para o processo de democratização, mas torna-se necessário também garantir que todos que ingressam na escola tenham condições para nela permanecerem com sucesso. A democratização da educação faz-se com acesso e permanência de todos no processo educativo, dentro do qual o sucesso escolar é reflexo de sua qualidade. Democratização da educação, nesse sentido, vai além das ações voltadas para a ampliação do atendimento escolar. Configura-se como uma postura que, assumida pelos dirigentes educacionais e pelos diversos sujeitos que participam do processo educativo, inaugura o sentido democrático da prática social da educação.

 Assim, observa-se que é fundamental induzir os professores, a equipe escolar e os funcionários a trabalhar mais, para oferecer oportunidades que lhes possibilitem aprender a pensar e a moldar o projeto pedagógico da melhor maneira possível. Possibilitando assim entender que a escola deve caminhar por si só. O que também se observa que existem muitos caminhos, inclusive para aquisição do saber elaborado.

O pratique apresentado focou os dois lados a ser tratados no contexto da educação atual do Brasil, onde foi destacado como lado positivo o acesso fácil da população na educação por meio de vários projetos desenvolvidos pelo governo e o ponto negativo, não sendo somente pela falta de verba q8ue deveria ser investida na educação, mas sim, um conjuntos de outros fatores mostrando como exemplo uma educação ainda muita fraca no que diz a respeito de metodologia praticada na teoria e pratica do ensino como um todo, mas para que isso aconteça um dos pontos chaves é inovação da forma de ensino por parte dos professores, atraindo assim o educando a viajar no mundo só dele.

 

2.2.3 Trabalho Escolar e Teorias Administrativas

 

A disciplina Trabalho Escolar e Teorias Administrativas assume importância no Curso Técnico em Secretaria Escolar na medida em que apresente temas elucidativos pertinentes à Administração Geral, bem como Administração Escolar.

A forma de transmitir pensamentos e ideias modificou drasticamente das décadas passadas, onde a única forma era baseada em livros.

 A internet é um fator muito importante nesta mudança, porque ela abre um leque de oportunidades nunca antes visto em nossas instituições de ensino e na forma de ensinar.

 

2.3 III MÓDULO

 

2.3.1 Técnicas de Redação e Arquivo

 

Nesta disciplina, tratamos de assuntos relacionados às atribuições dos servidores da escola e como está sendo nossa comunicação com os outros funcionários, e como atendemos nossos pais e alunos. Tratamos sobre nossas responsabilidades com educador, e como ser um funcionário ético, que no seu dia-a-dia pratica suas tarefas, com zelo e amor, sobretudo sem extinção de cor, raça e situação financeira. Discutimos sobre a linguagem e suas variedades linguísticas; regras da escrita: estamos sendo formal e objetivo quando redigimos documentos; e falamos novamente sobre a ética no serviço público; em relação à escrituração escolar, essa faz parte do meu cotidiano, posso perceber que estamos executando as tarefas de acordo com às leis e normas. Tudo que estudamos está dentro do contexto e da rotina de uma escola, que para ser bem representada, precisa de servidores compromissados com seus deveres, para garantir os direitos de seus alunos, e assim podermos educá-los bem.

Pesquise na escola onde você trabalha ou em outras escolas de sua cidade, como estão armazenados os arquivos, se ainda são arquivados da forma tradicional, se são arquivados da forma tradicional e informatizada ou se estão arquivados somente da forma informatizada. Relate-nos o que você observou. Se você verificou que sua escola tem arquivos tradicionais, explique-nos porque elas ainda têm esse tipo de arquivo, o que é necessário para que elas possam iniciar o processo de transição de arquivo físico para informatizados.

O trabalho aqui atingiu seu maior objetivo, que foi naquilo que é procurar informar da melhor forma possível qual melhor maneira de arquivar documentos tão importantes e assim contribuir para desenvolvimento na dinâmica de trabalho deste setor.

2.3.2 Estatística Aplicada à Educação

 

Aqui se estudou a forma de como coletar, organizar, apresentar, analisar e interpretar os dados numéricos com objetivo de tomar melhores decisões, assim a estatísticas estar praticamente ao nosso redor de uma forma tão forte que quase não percebemos seus tema quando é dada em televisão e jornais de modo geral dados relevante sobre alguns dados.

Construa duas tabelas que represente a distribuição de frequência com intervalos de classes de 5 (cinco) turmas de alunos de uma determinada escola onde você trabalha, uma tabela que conste o número de evasão de alunos da escola e outra tabela que conste o número de alunos com baixo rendimento nas avaliações bimestrais.

O problema da evasão escolar preocupa a escola e seus representantes, ao perceber alunos com pouca vontade de estudar, ou com tristes atras9os no seu aprendizado. Os esforços que a escola, na pessoa da direção, equipe pedagógica e professores fazem para conseguir a frequência e aprovação dos alunos não seguram a permanência deles na escola, pelo contrário, muitos desistem.

Se busca várias explicações por conta do resultado que é por sinal considerado grave e interferir positivamente no processo de evasão escolar é um desafio que exige uma postura energética, com intuído de construir uma solução mais viável tanto para educando que saiu da escola quanto para escola que não pode abrir mão do ensino de qualidade e com isso não permitindo uma educação de qualquer jeito.

 O que se concluiu nesse trabalho é o fato de que as escolas precisam de mais proximidade e flexibilidade com o aluno, os dados são bem incisivos em destacar o quanto se evadiram e o quanto de alunos estão em situação de baixo rendimento da media imposta pela escola.

 

2.3.3 Administração de Materiais

 

A administração de materiais é um dos principais subsistemas de uma organização. Seu foco principal e determinar o que, quando, como e quanto comprar, ao menor custo, desde a compra junto ao fornecedor até a entrega ao cliente final. Vê-se, dessa forma, que a administração de materiais é muito mais do que o simples controle de estoque, é uma atividade complexa e que envolve vários fatores. Tendo em vista à sua importância, a administração de materiais deve ser realizada com altos padrões de excelência, pois interfere grandemente no fluxo de trabalho da organização e, também, em seus resultados internos e externos.

Verifique, na secretaria da escola em que você trabalha, quais são os bens públicos permanentes existentes, relacione-os e faça um registro fotográfico. Verifique ainda se os bens listados possuem alguma marca, número (tombamento) ou documento que os identifique como tal. Em caso positivo, descrevo-o. Aproveite e analise os registros de inventario de sua escola. Verifique se o patrimônio de sua escola ou diminuiu últimos cinco anos.

O levantamento foi feito somente na secretaria da escola, uma vez que seria impossível em dez laudas informar todos os bens da instituição, mas que foi preciso nas informações de cada equipamento com seu devido número de patrimônio e o objetivo do trabalho foi alcançado como muita clareza.

 

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Dada a realidade de como não foi tão fácil distribuir tempo para executar as atividades proposta pelos professores, conseguir de fato dentro da média realizar algumas no possível e dentro do tempo limitado.

Fica gravado na memória a experiência da realização de cada fase conquistado pelo esforço com ajuda dos professores e da tutora que ajudou naquilo que pode, mas que seu ajudar foi de fundamental importância para contribuir em cada atividade completada.

Busco a cada dia me posicionar na sociedade como um educador acima de tudo, mas que as mudanças de valores tem sido meu maior inimigo, mas que fique claro, não desisto nunca, porque sei que onde tenho que chegar, vale cada gota de suor e esforço e que essa conquista não é só minha, mas de minha família que me apoia na escolha que tenho feito.

Contudo, nada é suficiente se não houver também esforços daqueles que estão a nossa volta, o curso nessa parte se mostrou bastante contributivo, pois, uniu pessoas de diversas experiências de diferentes idades e expectativas, mas que foi fundamental para organização.

Penso que logo devamos nos aproximar mais ainda daqueles que ainda estão aprendendo a viver no meio social, e como educadores devemos nos destacar dando bons exemplos para cada educando com eficiência e responsabilidade. O futuro pertence a colheita de amanhã, mas que estar condicionado no que plantamos no hoje.

 

4 REFERÊNCIAS

 

ALVES, Clair. A arte de escrever bem. 5.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

BARBOSA, Alyne Patrícia da Silva. Normas técnicas para trabalhos acadêmicos. 3.ed. Canoas: ed. ULBRA,2012.

LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisas bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2013.